Homepage
- Sismo teve epicentro na região de Oaxaca, no sul do país, onde já há mortes confirmadas.
-
-
Um forte sismo com uma magnitude de 7,5 na escala de Richter abalou esta terça-feira o sul do México, provocando um considerável rasto de destruição e causando vítimas mortais. Após as primeiras horas do abalo os meios de comunicação locais já confirmavam a morte de quatro pessoas – número que deverá aumentar ao longo do dia.
O epicentro do sismo foi perto da cidade de Oaxaca, zona bastante famosa pelas suas ondas e pelo surf, onde se situa, por exemplo, a mítica onda de Puerto Escondido. Depois do forte abalo, chegou a ser emitido um alerta de Tsunami no Pacífico, colocando em alerta não só a costa sul mexicana, mas também a costa da Guatemala, Honduras e El Salvador.
No entanto, o alerta foi retirado ao fim de poucas horas pelas autoridades norte-americanas. De acordo com a informação divulgada pelo Centro de Aviso de Tsunamis do Pacífico (PTWC, na sigla inglesa), a informação disponível permite concluir que "a ameaça de tsunami na sequência do sismo já passou".
O Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, confirmou, citado pela Associated Press (AP), a morte de pelo menos duas pessoas e alguns feridos, na sequência de derrocadas de edifícios. O chefe de Estado do México acrescentou que houve pelo menos 140 réplicas.
Os danos causados por este terramoto também afetaram um hospital dedicado ao novo coronavírus. O governador de Oaxaca, Alejandro Murat Hinojosa, informou ainda que o hospital localizado naquela zona sofreu danos "estruturais", o que obrigou à evacuação do edifício.
Já a petrolífera estatal Petróleos Mexicanos (PEMEX) informou que o terramoto causou um incêndio na refinaria instalada no Pacífico, perto da costa de Salina Cruz, que é relativamente perto do epicentro do sismo, mas que o fogo já estava quase extinto e não houve registo de funcionários feridos.
O território mexicano está situado sobre cinco placas tectónicas. Em 2017, 471 pessoas morreram no México na sequência de três sismos (com magnitudes que oscilaram entre os 6,1 e os 8,2) que foram registados num período de poucos dias, em 7, 19 e 23 de setembro, naquele que foi o maior desastre natural no país desde o sismo de 1985, que fez milhares de mortos na Cidade do México, capital do país.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
