Homepage
- No agregado das três regiões foi definida a lotação de 202 praias.
-
-
À semelhança do que já havia sucedido com as praias do Algarve e da região Tejo e Oeste também as praias costeiras e de transição das regiões Norte, Centro e Alentejo já conhecem a sua capacidade máxima de lotação para a época balnear de 2020, que decorrerá no contexto da pandemia de Covid-19.
Dados que foram hoje divulgados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), pois o próximo dia 13 de junho marca o arranque da época balnear em algumas praias destas regiões.
Na região Norte, a Praia da Aguda, no concelho de Vila Nova de Gaia, é aquela que apresenta uma maior capacidade potencial de ocupação. Pode receber até 5700 banhistas. No total, nesta região, foi definida a lotação para 120 praias (95 grandes + 25 pequenas).
Já na região Centro, a APA divulgou a capacidade potencial de ocupação de 46 praias (41 pequenas + 5 grandes). A Praia da Barra, no concelho de Ílhavo, está no topo, pois pode acolher até 11800 banhistas. No sentido inverso temos a Praia do Areinho, concelho de Murtosa, com um limite máximo de apenas 330 utentes.
Por último, o Alentejo tem apenas definida a lotação para 36 praias (27 grandes + 9 pequenas), sendo que neste lote constam as praias dos concelhos de Sesimbra e Setúbal.
Os areais mais pequenos são Almograve Sul e Alteirinhos que podem levar até 100 banhistas. No topo da lista, pontifica a Praia de Tróia (Mar) ao apresentar uma capacidade potencial de ocupação de 3500 banhistas.
Importa referir que entre os critérios utilizados para determinar a capacidade das praias a APA analisou a área de areal utilizável, as condições morfológicas e oceanográficas das praias ou o cálculo da utilização de uma área de 8,5 m2 por pessoa, considerando o distanciamento físico necessário por razões sanitárias.
No comunicado apresentado, a APA sublinha que os limites de lotação definidos são um "importante auxiliar para a gestão e utilização segura das praias, pois é a partir destes valores que pode ser dada informação - ao cidadão e às autoridades - de modo a direcionar os devidos comportamentos".
A Agência Portuguesa do Ambiente explicou ainda que as listagens apresentadas "podem ser enriquecidas com a opinião de todos", podendo ser os contributos enviados através do seguinte endereço: rp@apambiente.pt.
O limite máximo para enviar estes mesmos contributos é o dia 11 de junho.
Para além da definição da lotação máxima de cada praia, recorde-se que devido à atual situação pandémica existirão determinadas regras a cumprir no acesso, utilização e ocupação dos areais. Uma legislação que entrou em vigor no passado dia 26 de maio.
Listagem de lotação das praias:
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
