Homepage

  • Militares de Engenharia ajudam a preparar época balnear na Praia de Mira
    03 junho 2020
    arrow
    arrow
  • Devido às limitações impostas pelo contexto de pandemia, a área vigiada da praia cresceu para os 1200 metros.
  • A época balnear de 2020 será diferente do habitual, pois decorrerá debaixo do contexto de pandemia de Covid-19, mas há coisas que não mudam por estes dias.

    Ao abrigo de um protocolo celebrado em 2015 é com a ajuda do Regimento de Engenharia de Espinho que está a ser preparado o arranque da época balnear na Praia de Mira.

    Este apoio é prestado através da utilização de máquinas militares, que todos os anos têm permitido limpar o areal e mais de 40 quilómetros de cursos de água em todo o concelho, prevenindo a ocorrência de cheias.

    Os homens e as máquinas do RE3 são uma presença habitual em Mira, uma vez que, entre setembro de 2014 e outubro de 2015, o Regimento manteve no concelho um Destacamento de Engenharia com um efetivo de um sargento de vias de comunicação, três praças Operadores de Equipamento Pesado de Engenharia e um condutor, bem como um conjunto de equipamentos constituído por três escavadoras de lagartas e uma viatura tática média.

    "O trabalho desenvolvido em anos anteriores deixou-nos muito satisfeitos, dada a forma exemplar como estes elementos têm desenvolvido este trabalho muito importante para o nosso concelho" refere o presidente do município de Mira, Raul Almeida, lembrando que este "é um ano especial" devido às limitações impostas pelo combate à pandemia de Covid-19.

    Este ano, excecionalmente, devido aos constrangimentos associados à pandemia, a Agência Portuguesa do Ambiente definiu, para as praias da região Centro, a abertura da época balnear no dia 20 de junho.

    Perante este quadro excecional, procedeu-se à extensão de areal vigiado pelas autoridades marítimas na Praia de Mira. Esta extensão fez-se para sul, tendo a zona vigiada crescido de 800 para 1200 metros. Tudo para que os banhistas consigam manter as normas recomendadas de distanciamento físico.

    A nova extensão de praia vigiada dispõe de um posto salva-vidas e o apoio de um bar que já existe junto ao molhe, com novos pontos de acesso para além da avenida marginal e estacionamento do Lago do Mar.

    Esta extensão de areal acompanha um novo passadiço de 800 metros, que representou um investimento de 145 mil euros financiado em 85% por fundos comunitários, através do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade Eficiência e Uso de Recursos) do Portugal 2020.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Limpeza
  • Limpeza de Praia
  • Ação de Limpeza
  • Praia de Mira
  • Câmara Municipal de Mira
  • Portugal
  • Época Balnear
  • Militares
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 01
Francisco Ordonhas vice-campeão mundial ISA Sub-18
novembro 30
Portugal segue na corrida às medalhas no Rio de Janeiro
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational
novembro 30
Matosinhos Surf School Cup 2023 com regresso marcado para sábado