Homepage

  • Militares de Engenharia ajudam a preparar época balnear na Praia de Mira
    03 junho 2020
    arrow
    arrow
  • Devido às limitações impostas pelo contexto de pandemia, a área vigiada da praia cresceu para os 1200 metros.
  • A época balnear de 2020 será diferente do habitual, pois decorrerá debaixo do contexto de pandemia de Covid-19, mas há coisas que não mudam por estes dias.

    Ao abrigo de um protocolo celebrado em 2015 é com a ajuda do Regimento de Engenharia de Espinho que está a ser preparado o arranque da época balnear na Praia de Mira.

    Este apoio é prestado através da utilização de máquinas militares, que todos os anos têm permitido limpar o areal e mais de 40 quilómetros de cursos de água em todo o concelho, prevenindo a ocorrência de cheias.

    Os homens e as máquinas do RE3 são uma presença habitual em Mira, uma vez que, entre setembro de 2014 e outubro de 2015, o Regimento manteve no concelho um Destacamento de Engenharia com um efetivo de um sargento de vias de comunicação, três praças Operadores de Equipamento Pesado de Engenharia e um condutor, bem como um conjunto de equipamentos constituído por três escavadoras de lagartas e uma viatura tática média.

    "O trabalho desenvolvido em anos anteriores deixou-nos muito satisfeitos, dada a forma exemplar como estes elementos têm desenvolvido este trabalho muito importante para o nosso concelho" refere o presidente do município de Mira, Raul Almeida, lembrando que este "é um ano especial" devido às limitações impostas pelo combate à pandemia de Covid-19.

    Este ano, excecionalmente, devido aos constrangimentos associados à pandemia, a Agência Portuguesa do Ambiente definiu, para as praias da região Centro, a abertura da época balnear no dia 20 de junho.

    Perante este quadro excecional, procedeu-se à extensão de areal vigiado pelas autoridades marítimas na Praia de Mira. Esta extensão fez-se para sul, tendo a zona vigiada crescido de 800 para 1200 metros. Tudo para que os banhistas consigam manter as normas recomendadas de distanciamento físico.

    A nova extensão de praia vigiada dispõe de um posto salva-vidas e o apoio de um bar que já existe junto ao molhe, com novos pontos de acesso para além da avenida marginal e estacionamento do Lago do Mar.

    Esta extensão de areal acompanha um novo passadiço de 800 metros, que representou um investimento de 145 mil euros financiado em 85% por fundos comunitários, através do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade Eficiência e Uso de Recursos) do Portugal 2020.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Limpeza
  • Limpeza de Praia
  • Ação de Limpeza
  • Praia de Mira
  • Câmara Municipal de Mira
  • Portugal
  • Época Balnear
  • Militares
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 27
O que valem as vagas olímpicas ganhas por Japão e Estados Unidos?
setembro 27
Os outros pontos de interesse do Challenger da Ericeira
setembro 27
David Raimundo: 'A Seleção Nacional de Surf mostrou ao mundo uma vez mais o valor do surfista português'
setembro 27
Frederico Morais sobre Guilherme Fonseca: 'Conheci um viciado no surf e apaixonado pela competição'
setembro 27
The Surf Experience vai celebrar 30º aniversário com festival de música em Lagos
setembro 27
Projeto 'Surf & Rescue' em estreia nos Açores no sábado
setembro 26
Foi 'muito criticado', mas Guilherme Fonseca reivindicou-se em Huntington Beach: 'Fui acreditando cada vez mais'