Homepage

  • Federação de nadadores-salvadores esclarece: Existem 6 métodos de salvamento recomendados
    04 junho 2020
    arrow
    arrow
  • A FEPONS emitiu uma nota de esclarecimento face à polémica gerada em torno dos 'salvamentos sem entrar na água'.
  • No dia de ontem, o presidente da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS), Alexandre Tadeia, divulgou à agência noticiosa Lusa alguns dos procedimentos que os nadadores-salvadores devem adotar durante a próxima época balnear, que começa sábado e ocorrerá dentro do contexto de pandemia de Covid-19.

    Entre os procedimentos apresentados, o destaque foi para a indicação que os nadadores-salvadores devem privilegiar o "salvamento sem entrar na água, utilizando equipamentos".

    Uma diretriz que foi amplamente divulgada nos meios de comunicação social e que gerou "muias críticas e comentários nas redes sociais", o que para a FEPONS "revela claramente a necessidade de se aumentar a cultura de segurança aquática dos portugueses".

    Perante este cenário, a Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores emitiu hoje uma nota de esclarecimento face à recomendação dos salvamentos sem entrar na água.

    "Quando a situação acarreta um salvamento aquático, a nível mundial, são recomendados seis métodos: alcançar, lançar, caminhar, remar/embarcação, nadar e rebocar, respetivamente ordenados do mais seguro para o mais inseguro", explicou a FEPONS no texto publicado.

    Já os nadadores-salvadores, acrescentou a entidade, são formados "para que utilizem o método mais seguro, após um reconhecimento da situação".

    "Entenda-se que, nos métodos de alcançar e lançar, o nadador-salvador está em terra e realiza o salvamento sem entrar na água, utilizando um equipamento de salvamento que o permita: vara de salvamento, cinto de salvamento, boia circular, etc.", explica a nota 

    Contudo, a FEPONS frisa, se após o reconhecimento o vigilante entender que não é possível o salvamento sem entrar na água, então deve "utilizar um dos outros métodos, salvaguardando sempre as suas condições de segurança, utilizando equipamentos específicos para tal".

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Época Balnear
  • FEPONS
  • Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores
  • Verão
  • Salvamento
  • Nadadores-salvadores
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 07
A primeira fotografia de João Chianca no hospital após acidente em Pipeline
dezembro 07
Afinal, os oceanos podem armazenar mais carbono do que se julgava
dezembro 07
2023 vai ser o ano mais quente registado na Terra
dezembro 07
Paris'2024: Teste para construção de torre olímpica danifica recife de coral em Teahupoo
dezembro 07
Chuva: sobe para quatro número de distritos sob aviso laranja esta quinta-feira
dezembro 06
Açores querem ser 'referência mundial' na sustentabilidade do mar
dezembro 06
Quinta-feira de chuva: três distritos sob aviso laranja