Homepage
- A FEPONS emitiu uma nota de esclarecimento face à polémica gerada em torno dos 'salvamentos sem entrar na água'.
-
-
No dia de ontem, o presidente da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS), Alexandre Tadeia, divulgou à agência noticiosa Lusa alguns dos procedimentos que os nadadores-salvadores devem adotar durante a próxima época balnear, que começa sábado e ocorrerá dentro do contexto de pandemia de Covid-19.
Entre os procedimentos apresentados, o destaque foi para a indicação que os nadadores-salvadores devem privilegiar o "salvamento sem entrar na água, utilizando equipamentos".
Uma diretriz que foi amplamente divulgada nos meios de comunicação social e que gerou "muias críticas e comentários nas redes sociais", o que para a FEPONS "revela claramente a necessidade de se aumentar a cultura de segurança aquática dos portugueses".
Perante este cenário, a Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores emitiu hoje uma nota de esclarecimento face à recomendação dos salvamentos sem entrar na água.
"Quando a situação acarreta um salvamento aquático, a nível mundial, são recomendados seis métodos: alcançar, lançar, caminhar, remar/embarcação, nadar e rebocar, respetivamente ordenados do mais seguro para o mais inseguro", explicou a FEPONS no texto publicado.
Já os nadadores-salvadores, acrescentou a entidade, são formados "para que utilizem o método mais seguro, após um reconhecimento da situação".
"Entenda-se que, nos métodos de alcançar e lançar, o nadador-salvador está em terra e realiza o salvamento sem entrar na água, utilizando um equipamento de salvamento que o permita: vara de salvamento, cinto de salvamento, boia circular, etc.", explica a nota
Contudo, a FEPONS frisa, se após o reconhecimento o vigilante entender que não é possível o salvamento sem entrar na água, então deve "utilizar um dos outros métodos, salvaguardando sempre as suas condições de segurança, utilizando equipamentos específicos para tal".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
