Homepage

  • Época balnear vai arrancar a diferentes velocidades. Divulgadas as datas de abertura
    04 junho 2020
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Vamos assistir a diferentes velocidades entre os municípios no que diz respeito ao começo da época balnear de 2020.
  • Foi hoje publicado em Diário da República o diploma que estabelece as datas de abertura e encerramento da época balnear de 2020, que decorrerá debaixo do contexto de pandemia de Covid-19.

    Conforme já havia sido comunicado pelo Governo, o arranque oficial da época balnear está marcado para o próximo sábado, dia 6 de junho. 

    No entanto, apesar da definição de esta data por parte do Governo, iremos assistir a diferentes velocidades entre os municípios no que diz respeito ao começo da época balnear, isto é, o momento em que as praias passam a contar com vigilância permanente dos nadadores-salvadores.

    Assim sendo, no próximo sábado a época balnear arrancará a todo gás em alguns concelhos da região Tejo e Oeste (ex: Cascais e Almada). Já Oeiras, 10 de junho, Mafra, 15 de junho ou Torres Vedras, 27 de junho, são alguns dos exemplos dos concelhos na região Tejo e Oeste que arrancarão mais tarde a época balnear.

    Já as datas 13, 15 e 30 de setembro são as datas previstas para o encerramento da época balnear nos diversos concelhos da região Tejo e Oeste.

    Por outro lado, o dia 6 de junho ficará também marcado pelo início da época balnear em todas as praias do Algarve que terão vigilância, período este que estende-se até 30 de setembro, à exceção de 11 praias, que prolongam a época balnear até 15 de outubro.

    Já no Alentejo, a época balnear comecerá de forma faseada: 13, 15, 20 e 27 de junho são os dias agendados para o arranque. A conclusão será entre 31 de agosto e 30 de setembro.

    Para mais tarde, fica o início do período balnear na região Centro, agendado para 20 de junho, sendo que o fim varia entre 31 de agosto e 15 de setembro.

    Quanto à região norte, apenas começará a época balnear a 27 de junho, enquanto a sua conclusão será a 30 de agosto. Em comparação com 2019, na grande maioria dos casos a zona norte terá menos dias de época balnear. O ano passado decorreu entre 15 de junho e 15 de setembro.

    A portaria define ainda a duração da época balnear nas praias fluviais de continente, com o arranque a variar entre 13 de junho e 4 de julho e o fim entre 30 de agosto e 30 de setembro.

    Relativamente aos Açores, o arranque da época balnear foi determinado entre 1 de junho e 1 de julho e o fecho entre 31 de agosto e 14 de outubro. 

    Quanto à Região Autónoma da Madeira, o início é entre 1 de junho e 2 de julho e o fim entre 30 de agosto e 31 de outubro. 

    Segundo a lei, a duração da época balnear é definida em função dos períodos em que se prevê uma grande afluência de banhistas, tendo em conta as condições climatéricas e as características geofísicas de cada zona ou local, e os interesses sociais ou ambientais próprios da localização.

    A definição da época balnear começa com a apresentação pelos municípios interessados à Agência Portuguesa do Ambiente de propostas de duração da época balnear, sendo estas posteriormente comunicadas a uma comissão técnica, que elabora uma proposta final de duração.

    Para ficares a conhecer todas as datas relacionadas com a época balnear de 2020, clica AQUI

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Verão
  • Época Balnear
  • Governo
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
julho 06
Crianças do pré-escolar limparam praia em Caminha
julho 06
Calor chega a Portugal: 17 distritos sob aviso amarelo a partir desta quinta-feira
julho 06
Carro cai de falésia na Praia da Bafureira
julho 06
Governo garante que não vai faltar água para consumo humano nos próximos dois anos
julho 03
Martim Nunes e Erica Máximo são os novos campeões nacionais Sub-20
julho 05
Projeto TransforMAR vai fazer têxteis e arte com o plástico recolhido nas praias portuguesas
julho 05
'Maré Alta Maré Baixa - Teatro de Sombras', o evento que vai dar um colorido especial à noite da Praia da Areia Branca