Homepage

  • Época balnear vai arrancar a diferentes velocidades. Divulgadas as datas de abertura
    04 junho 2020
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Vamos assistir a diferentes velocidades entre os municípios no que diz respeito ao começo da época balnear de 2020.
  • Foi hoje publicado em Diário da República o diploma que estabelece as datas de abertura e encerramento da época balnear de 2020, que decorrerá debaixo do contexto de pandemia de Covid-19.

    Conforme já havia sido comunicado pelo Governo, o arranque oficial da época balnear está marcado para o próximo sábado, dia 6 de junho. 

    No entanto, apesar da definição de esta data por parte do Governo, iremos assistir a diferentes velocidades entre os municípios no que diz respeito ao começo da época balnear, isto é, o momento em que as praias passam a contar com vigilância permanente dos nadadores-salvadores.

    Assim sendo, no próximo sábado a época balnear arrancará a todo gás em alguns concelhos da região Tejo e Oeste (ex: Cascais e Almada). Já Oeiras, 10 de junho, Mafra, 15 de junho ou Torres Vedras, 27 de junho, são alguns dos exemplos dos concelhos na região Tejo e Oeste que arrancarão mais tarde a época balnear.

    Já as datas 13, 15 e 30 de setembro são as datas previstas para o encerramento da época balnear nos diversos concelhos da região Tejo e Oeste.

    Por outro lado, o dia 6 de junho ficará também marcado pelo início da época balnear em todas as praias do Algarve que terão vigilância, período este que estende-se até 30 de setembro, à exceção de 11 praias, que prolongam a época balnear até 15 de outubro.

    Já no Alentejo, a época balnear comecerá de forma faseada: 13, 15, 20 e 27 de junho são os dias agendados para o arranque. A conclusão será entre 31 de agosto e 30 de setembro.

    Para mais tarde, fica o início do período balnear na região Centro, agendado para 20 de junho, sendo que o fim varia entre 31 de agosto e 15 de setembro.

    Quanto à região norte, apenas começará a época balnear a 27 de junho, enquanto a sua conclusão será a 30 de agosto. Em comparação com 2019, na grande maioria dos casos a zona norte terá menos dias de época balnear. O ano passado decorreu entre 15 de junho e 15 de setembro.

    A portaria define ainda a duração da época balnear nas praias fluviais de continente, com o arranque a variar entre 13 de junho e 4 de julho e o fim entre 30 de agosto e 30 de setembro.

    Relativamente aos Açores, o arranque da época balnear foi determinado entre 1 de junho e 1 de julho e o fecho entre 31 de agosto e 14 de outubro. 

    Quanto à Região Autónoma da Madeira, o início é entre 1 de junho e 2 de julho e o fim entre 30 de agosto e 31 de outubro. 

    Segundo a lei, a duração da época balnear é definida em função dos períodos em que se prevê uma grande afluência de banhistas, tendo em conta as condições climatéricas e as características geofísicas de cada zona ou local, e os interesses sociais ou ambientais próprios da localização.

    A definição da época balnear começa com a apresentação pelos municípios interessados à Agência Portuguesa do Ambiente de propostas de duração da época balnear, sendo estas posteriormente comunicadas a uma comissão técnica, que elabora uma proposta final de duração.

    Para ficares a conhecer todas as datas relacionadas com a época balnear de 2020, clica AQUI

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Verão
  • Época Balnear
  • Governo
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 18
Praia da Arriba coroou os campeões nacionais de skimboard de 2021
outubro 18
Há mais de 3 mil toneladas de plástico a flutuar no Mar Mediterrâneo
outubro 18
Os números do evento principal do Ericeira WSR+10
outubro 18
Bodyboarders profissionais homenagearam o malogrado Tom Morey
outubro 15
Nasceu a Matosinhos Surf School Cup: a nova competição para as escolas de surf do concelho
outubro 15
Fim de semana chega com tempo mais cinzento e regresso da chuva nas regiões Norte e Centro
outubro 15
Nuno Vitorino recebe prémio do Comité Paralímpico de Portugal