Homepage
- A poluição foi causada pelo vazamento de um tanque de combustível de uma fábrica termoelétrica.
-
-
Foram acidentalmente derramadas perto de 20 mil toneladas de combustível num rio localizado no extremo norte da Rússia. Um incidente que levou as autoridades locais a declararem uma situação de "emergência” e levantou preocupações entre ambientalistas e residentes.
Em comunicado divulgado ontem, a associação ambientalista World Wide Fund for Nature (WWF) afirmou ter ficado satisfeita com o facto de a poluição poder ser contida com barragens flutuantes criadas pelas autoridades, antes de chegar a um grande lago ao norte da cidade ártica de Norilsk (Sibéria oriental).
Imagens de satélite publicadas pela WWF mostram grandes áreas vermelhas, causadas pelo combustível, cobrindo um rio local, o Ambarnaia.
A poluição foi causada pelo vazamento, tornado público na passada sexta-feira, de um tanque de combustível de uma fábrica termoelétrica localizada a poucos quilómetros a oeste de Norilsk.
"Um tanque de gásoleo foi danificado e vazou devido à queda repentina dos pilares, que permaneceram por 30 anos sem nenhuma dificuldade”, disse o gigante mineiro Nornickel, proprietário da empresa que opera a planta.
A cidade industrial de Norilsk é totalmente construída num tipo de solo ameaçado pelo degelo causado pelas alterações climáticas.
No entanto, as autoridades e os ambientalistas ainda não estabeleceram as razões exatas do acidente ou uma ligação com as alterações climáticas.
Segundo a Comissão de Investigação da Rússia, a poluição representa “aproximadamente 20 mil toneladas de hidrocarbonetos derramadas em quase 350 metros quadrados”.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
