Homepage

  • Câmara de Almada nega colocação de alcatrão na duna primária da Fonte da Telha
    16 junho 2020
    arrow
    arrow
  • A intervenção em curso tem o objetivo de 'ordenar o trânsito e o estacionamento na via já existente', assim como 'proteger a duna primária', diz a autarquia.
  • Na sequência de toda a polémica gerada em torno da reabilitação da via de acesso à Praia da Fonte da Telha, a Câmara Municipal de Almada esclareceu através de um comunicado, divulgado ontem, que não está a proceder à colocação de alcatrão na reabilitação da via e que estes trabalhos não afectam a duna primária.

    "A Câmara Municipal de Almada informa que, na reabilitação da via, não há colocação de alcatrão, mas sim de um betuminoso semipermeável, seguindo as recomendações das entidades competentes”, informou a autarquia.

    O município liderado por Inês de Medeiros acrescentou ainda que o material “está a ser aplicado apenas na estrada já existente e não na duna”.

    Além disso, a autarquia almadense frisa que a empreitada "cumpre as diretrizes do Programa Orla Costeira Alcobaça Cabo Espichel”, uma vez que a Praia da Fonte da Telha está classificada como urbana ou seminatural, consoante a zona.

    Segundo o artigo 11.º deste programa, os acessos rodoviários, parques e zonas de estacionamento das praias seminaturais “devem ser delimitados e ter pavimento permeável ou semipermeável”.

    De acordo com o município, a intervenção em curso tem o objetivo de “ordenar o trânsito e o estacionamento na via já existente”, assim como “proteger a duna primária”.

    “Com a atual intervenção será criada igualmente uma via pedonal e ciclável, impedindo assim que as dunas sejam invadidas por veículos e alvo de destruição”, justificou.

    Aliás, segundo a Câmara de Almada, a obra é “há muito esperada por moradores e visitantes” da Praia da Fonte da Telha e assim todos vão conseguir aceder à zona balnear de uma forma “confortável, segura e tendo em conta a proteção da duna primária ali existente”.

    Na nota divulgada, a autarquia anunciou ainda que o mesmo pavimento "será também empregue na intervenção das praias do Rei à Bela Vista, o que mereceu o parecer favorável do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)".

    A gestão das praias é uma competência das autarquias e a empreitada não necessitou de autorização do Governo, mas a Câmara de Almada apresentou o projeto à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), ao ICNF e à secretaria de Estado da Conservação a Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Praia da Fonte da Telha
  • fonte da telha
  • Verão
  • Época Balnear
  • Câmara Municipal de Almada
  • Obras
  • requalificação
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 19
Joel Rodrigues, o bodyboarder português que enfrenta o Frontón em busca do título mundial júnior
outubro 19
Embarcação fica com leme destruído após interação com orcas a sul de Troia
outubro 19
Seleção Nacional de Surf Adaptado prepara Mundial com dois estágios
outubro 19
Praia do Cabo do Mundo apadrinhou estreia da Matosinhos Surf School Cup
outubro 19
Título nacional de Surf Esperanças Sub-18 discute-se em Ribeira d'Ilhas
outubro 18
Praia da Arriba coroou os campeões nacionais de skimboard de 2021
outubro 18
Os números do evento principal do Ericeira WSR+10