Homepage

  • Câmara de Almada nega colocação de alcatrão na duna primária da Fonte da Telha
    16 junho 2020
    arrow
    arrow
  • A intervenção em curso tem o objetivo de 'ordenar o trânsito e o estacionamento na via já existente', assim como 'proteger a duna primária', diz a autarquia.
  • Na sequência de toda a polémica gerada em torno da reabilitação da via de acesso à Praia da Fonte da Telha, a Câmara Municipal de Almada esclareceu através de um comunicado, divulgado ontem, que não está a proceder à colocação de alcatrão na reabilitação da via e que estes trabalhos não afectam a duna primária.

    "A Câmara Municipal de Almada informa que, na reabilitação da via, não há colocação de alcatrão, mas sim de um betuminoso semipermeável, seguindo as recomendações das entidades competentes”, informou a autarquia.

    O município liderado por Inês de Medeiros acrescentou ainda que o material “está a ser aplicado apenas na estrada já existente e não na duna”.

    Além disso, a autarquia almadense frisa que a empreitada "cumpre as diretrizes do Programa Orla Costeira Alcobaça Cabo Espichel”, uma vez que a Praia da Fonte da Telha está classificada como urbana ou seminatural, consoante a zona.

    Segundo o artigo 11.º deste programa, os acessos rodoviários, parques e zonas de estacionamento das praias seminaturais “devem ser delimitados e ter pavimento permeável ou semipermeável”.

    De acordo com o município, a intervenção em curso tem o objetivo de “ordenar o trânsito e o estacionamento na via já existente”, assim como “proteger a duna primária”.

    “Com a atual intervenção será criada igualmente uma via pedonal e ciclável, impedindo assim que as dunas sejam invadidas por veículos e alvo de destruição”, justificou.

    Aliás, segundo a Câmara de Almada, a obra é “há muito esperada por moradores e visitantes” da Praia da Fonte da Telha e assim todos vão conseguir aceder à zona balnear de uma forma “confortável, segura e tendo em conta a proteção da duna primária ali existente”.

    Na nota divulgada, a autarquia anunciou ainda que o mesmo pavimento "será também empregue na intervenção das praias do Rei à Bela Vista, o que mereceu o parecer favorável do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)".

    A gestão das praias é uma competência das autarquias e a empreitada não necessitou de autorização do Governo, mas a Câmara de Almada apresentou o projeto à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), ao ICNF e à secretaria de Estado da Conservação a Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Praia da Fonte da Telha
  • fonte da telha
  • Verão
  • Época Balnear
  • Câmara Municipal de Almada
  • Obras
  • requalificação
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 01
Francisco Ordonhas vice-campeão mundial ISA Sub-18
novembro 30
Portugal segue na corrida às medalhas no Rio de Janeiro
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational
novembro 30
Matosinhos Surf School Cup 2023 com regresso marcado para sábado