Homepage
- Dos três dias, o domingo foi o dia em que se registou maior afluência às praias e às zonas costeiras.
-
-
Nos últimos três dias do Estado de Emergência, de 1 a 3 de maio, a Polícia Marítima realizou mais de 29 mil recomendações nas praias da costa portuguesa, segundo números divulgados esta segunda-feira, pela Autoridade Marítima Nacional. Foram contabilizadas 11149 recomendações, realizadas a um total de 29981 pessoas.
Das pessoas detetadas em situação de potencial incumprimento ou de risco, destacam-se as deslocações ou passeios no Domínio Público Marítimo (21086 pessoas), permanência em zonas de apoio balnear (8580 pessoas), prática de desportos de deslize, como o surf ou o bodyboard (216 pessoas) e pesca lúdica (66 pessoas). Durante os três dias, a Polícia Marítima não registou qualquer ocorrência por desobediência à autoridade.
Estas situações surgiram na sequência de ações levadas a cabo pela polícia marítima e Instituo de Socorros a Náufragos nas praias e junto à orla marítima, no sentido de aconselhar e sensibilizar as pessoas para a importância do cumprimento das medidas impostas, por forma a conter a pandemia da COVID-19 e a salvaguardar a saúde pública.
Dos três dias, o domingo foi o dia em que se registou maior afluência às praias e às zonas costeiras (23224 pessoas), com a zona centro a registar o número mais elevado (19131 pessoas). Uma afluência que teve origem no significativo aumento da temperatura, com os termómetros a superarem os 30 graus em várias zonas do país.
O Instituto de Socorros a Náufragos reforçou o dispositivo da Autoridade Marítima Nacional, tendo auxiliado a Polícia Marítima nas ações de sensibilização nas praias e no mar. Nas ações realizadas durante o referido período, os elementos da Autoridade Marítima Nacional percorreram 7669km de praia e registaram 487 milhas náuticas navegadas.
A Autoridade Marítima Nacional faz questão de salientar que o tipo de abordagem da Polícia Marítima, à semelhança das restantes forças de segurança, tem sido de prevenção e pedagógica, e em praticamente todas as situações acima contabilizadas as pessoas cumpriram as indicações da Polícia Marítima e terminaram as atividades, regressando às suas casas.
A mesma entidade garante que esse esforço de fiscalização e sensibilização será mantido, mesmo com o fim do estado de emergência e, consequente, início de uma primeira fase para terminar o confinamento. “A Autoridade Marítima Nacional, e em particular a Polícia Marítima, irá manter esse esforço para o cumprimento de todas as medidas que contribuam para diminuir o avanço da COVID-19, com o objetivo de proteger as pessoas e salvaguardar a saúde pública”, escrevem em comunicado.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaAMN
-
FonteRedação
