Homepage
- Com esta inovação, a SEAPPY considera que serão resolvidos muitos dos problemas que os nadadores-salvadores têm para encontrar um local de trabalho.
-
-
Esta é uma ideia que surgiu há sensivelmente cinco anos e desde então tem vindo a ser desenvolvida por uma empresa com sede na Universidade do Algarve, contando com a ajuda de concessionários de praia, associação de nadadores-salvadores, empresas e os próprios nadadores-salvadores.
Essa empresa é a SEAPPY, nome que resulta da associação das palavras sea (mar), app (aplicação) e happy (feliz).
Esta concebeu uma plataforma que possibilita aos nadadores-salvadores a procura de postos de vigia para trabalhar, seja nas praias ou noutro tipo de espaços aquáticos.
Com lançamento previsto para maio, ainda antes do arranque da época balnear, o nadador-salvador para usufruir da plataforma apenas necessita de ter ligação à internet. Esta estará operacional durante todo o ano, 24 horas por dia, não precisa de ser descarregada e estará disponível para qualquer suporte digital.
Ao aceder à plataforma o nadador-salvador tem acesso às localizações dos postos de vigia que estejam visivelmente inseridos pelos próprios concessionários e associações.
Após abrir a aplicação, o nadador-salvador faz a pesquisa dos postos de vigia mais perto de si, verificando, em tempo real, a disponibilidade e a taxa de ocupação desses postos de vigia. De seguida, poderá efetuar a sua marcação, selecionando o posto de vigia, e depois aguardará pela aprovação do responsável do posto de vigia.
A plataforma também servirá como instrumento de trabalho que ajuda os concessionários e associações de nadadores-salvadores a recrutar, gerir nadadores-salvadores para os seus postos de vigia e consultar as respetivas escalas.
Em comunicado, a SEAPPY sublinha que a "nova plataforma não pretende ser um substituto das organizações existentes de nadadores-salvadores, mas sim, uma plataforma mediadora entre concessionários/associações e nadadores-salvadores".
Nesta fase, a aplicação encontra-se na fase de registo dos concessionários, associações e empresa. Quando este processo terminar, será aberto o acesso à comunidade dos nadadores-salvadores.
“Qualquer concessionário que precise de um nadador-salvador pode efetuar o registo. Também pretendemos estender este serviço aos municípios”, explica Maria Inês, elemento associada ao projeto.
A SEAPPY considera que com esta plataforma, serão "resolvidos muitos dos problemas que os nadadores-salvadores têm em encontrar postos para trabalhar, durante a época balnear e não só.
Para aderir, basta ir a www.seappy.com, efetuar o registo e aguardar pela confirmação após a verificação dos dados introduzidos.
-
-
FonteRedação
