Homepage

  • Revelados os limites de lotação das praias do Algarve, Tejo e Oeste
    27 maio 2020
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A capacidade das restantes praias será anunciada em breve, garante a Agência Portuguesa do Ambiente.
  • Em comunicado oficial, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou desde já qual a capacidade máxima que as praias do Algarve, Tejo e Oeste têm para receber banhistas durante a época balnear - arranca a 6 de junho - no contexto da pandemia de Covid-19.

    Um trabalho que a APA não esconde ser um "exercício complexo" e que pode ainda "implicar a redução da capacidade de ocupação do areal em determinadas praias". 

    A Agência Portuguesa do Ambiente apurou a capacidade das praias partindo de um "conjunto de critérios que conjugam a dimensão do areal, a influência de marés, as regras de distanciamento e de segregação de acessos, a capacidade de estacionamento, e ainda alguns fatores específicos associados ao risco costeiro (p. ex. existência de arribas)".

    Entre os critérios utilizados para determinar a capacidade das praias a APA analisou a área de areal utilizável, as condições morfológicas e oceanográficas das praias ou o cálculo da utilização de uma área de 8,5 m2 por pessoa, considerando o distanciamento físico necessário por razões sanitárias.

    Entrando nas lotações máximas definidas, a Praia da Marinha, em Lagoa, é para já aquela que menos banhistas poderá receber. Entre 15 a 20 cidadãos, estando dependente da variação da maré.

    As praias de Arrifes, entre 30 a 40 banhistas, Albandeira, entre 70 a 80 cidadãos, e Camilo, 40 a 60 pessoas, são igualmente das mais pequenas.

    Já no sentido oposto temos a Praia da Nazaré (Vila) que poderá receber 17 100 banhistas, enquanto os areais da Fonte da Telha (subdividida em 3 praias) e Carcavelos podem albergar 14 500 e 12 100 banhistas, respetivamente.

    No comunicado apresentado, a APA sublinha que os limites de lotação definidos são um "importante auxiliar para a gestão e utilização segura das praias, pois é a partir destes valores que pode ser dada informação - ao cidadão e às autoridades - de modo a direcionar os devidos comportamentos". Informação essa que estará disponibilizada, por exemplo, através da sinalética tipo semáforo que em cada praia indicará o estado de ocupação das mesmas. 

    A APA explicou ainda que as listagens apresentadas "podem ser enriquecidas com a opinião de todos", podendo ser os contributos divulgados em: rp@apambiente.pt.

    Quanto às praias que ficaram fora desta primeira listagem, a Agência Portuguesa do Ambiente esclarece que tudo será publicado em breve, considerando a data de abertura da época balnear das praias dessas mesmas regiões.

    Para além da definição da lotação máxima de cada praia, recorde-se que devido à atual situação pandémica existirão determinadas regras a cumprir no acesso, utilização e ocupação dos areais. Uma legislação que entrou em vigor no passado dia 26 de maio.

    Listagem de lotação máxima das praias: 

    https://bit.ly/tejooeste

    https://bit.ly/barlaventoalgarve

    https://bit.ly/sotaventoalgarve

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

     

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • APA
  • Época Balnear
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
julho 29
A Cinderela que quebrou os estigmas do surf (e do desporto) nacional!
julho 28
Em Tóquio'2020, regressou o bom e velho Owen Wright: 'Muitos pensavam que não ia chegar às medalhas'
julho 28
Amuro Tsuzuki, um nome destinado a fazer historia pelo Japão
julho 27
Italo e Carissa conquistam ouro olímpico; Yolanda no 5.º posto
julho 27
Ítalo Ferreira sobre o ouro olímpico: 'É a vitória com maior significado da minha carreira porque fui o primeiro a conseguir'
julho 28
Bianca Buitendag anuncia retirada aos 27 anos, após prata olímpica
julho 29
Liga MEO Surf: Tops dominam cada vez mais as Expression Sessions