Homepage
- As águas da baía tornaram-se novamente cristalinas devido à diminuição do tráfego marítimo e não só.
-
-
As quarentenas maciças a que as populações têm estado sujeitas como medida de prevenção face à propagação do novo coronavírus têm trazido por arrasto algumas melhorias em determinados ecossistemas, bem como no ar que se respira nas grandes cidades.
Desta feita, o confinamento no estado brasileiro do Rio de Janeiro devido à pandemia de Covid-19 ajudou a descontaminar as águas da baía de Guanabara que durante anos permaneceram poluídas.
Desde que o confinamento social começou a ser implementado na cidade maravilhosa, lugares que antes eram foco de grande poluição marinha, como a baía de Guanabara, que banha as praias da zona norte do Rio de Janeiro, ou as praias de Botafogo e Flamengo, têm tido as águas mais cristalinas.
Na baía de Guanabara já são visíveis peixes e tartarugas nas águas agora cristalinas, isto devido à diminuição da circulação do número de barcos devido ao confinamento imposto pela pandemia de Covid-19, diz a agência espanhola Efe.
De acordo com a capitania dos portos do Rio de Janeiro, Guanabara recebia mensalmente cerca de 250 embarcações de médio ou grande porte.
A baía de Guanabara, uma das mais importantes do Brasil e um dos primeiros locais onde o navegador português Fernão de Magalhães aportou na América, há anos que sofre com a questão da poluição que, além de ser proveniente de navios, é causada por águas residuais domésticas e industriais, e pela falta de compromisso das autoridades governamentais, que há anos prometem limpar as águas, mas sem resultados visíveis até agora.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
