Homepage
- A imposição de um limite de quatro a seis pessoas por chapéu-de-sol também poderá vir a ser uma realidade.
-
-
Em tempo de pandemia de Covid-19, continua a indefinição sobre aquilo que será a época balnear de 2020, que o Governo pretende arrancar no próximo dia 1 de junho. Um início que estará sempre dependente da evolução do quadro epidemiológico.
Isto numa fase em que foi adiada a reunião da Comissão Técnica de Acompanhamento relativa à gestão das águas balneares, que é liderada pela Agência Portuguesa do Ambiente. O encontro deveria ter tido lugar hoje, dia 6 de maio, mas foi adiado, ainda que sem confirmação oficial, para a próxima quarta-feira, dia 13 de maio.
Data em que se espera que fique finalizada a elaboração do manual de procedimentos sobre o acesso às praias na época balnear, que será depois aplicado por autarquias, concessionários de praia e banhistas.
Enquanto não chegam as certezas, especula-se sobre aquilo que poderá ser a época balnear. Para além de já se saber que os areais deverão ter um limite máximo de lotação, calculado em função da capacidade de carga de cada praia, nesta quarta-feira o 'Correio da Manhã' dá conta de mais planos que podem vir a ser uma realidade.
Planos esses que podem passar por proibir ajuntamentos que tenham um número superior a 10 pessoas, precisamente a medida que vigora desde que foi declarada a situação de calamidade. Dentro deste contexto, as famílias numerosas poderão ser a única exceção.
O mesmo órgão de comunicação social diz ainda que está a ser estudada a imposição de um limite de quatro a seis pessoas por chapéu-de-sol, a proibição da prática de desportos coletivos (futebol ou voleibol), estabelecimento de uma distância mínima de dois metros entre as toalhas nas zonas livres e entre três a quatros metros entre chapéus e toldos nas áreas concessionadas.
Por fim, está em cima da mesa a criação de uma aplicação que informe os banhistas sobre quais as praias cujo a lotação ainda não está completa. Com esta solução, pretende-se evitar que os banhistas façam deslocações desnecessárias até aos destinos.
Dúvidas para serem esclarecidas, ao que tudo indica, na próxima semana.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
