Homepage

  • Praias reabrem à prática balnear a 6 de junho. Reveladas as regras de acesso
    15 maio 2020
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O primeiro-ministro António Costa apelou à disciplina e ao sentido cívico dos portugueses para que a época balnear decorra sem sobressaltos neste contexto especial que vivemos.
  • Depois de muita especulação nas últimas semanas, após reunião do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro António Costa apresentou hoje em conferência de imprensa, no Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa), as regras aprovadas que vão marcar a próxima época balnear, na sequência da continuidade do processo de desconfinamento do país, no contexto da pandemia de Covid-19.

    Assim sendo, o primeiro dado a reter é que as praias vão reabrir totalmente, isto é, passa a ser autorizada a prática balnear a partir do próximo dia 6 de junho.

    Dado o momento que atravessamos, naturalmente que tudo irá ocorrer debaixo de diversas regras de segurança sanitária, por forma a minimizar o risco de propagação do novo coronavírus.

    Fora da equação, garantiu o primeiro-ministro, está a utilização de qualquer ação coerciva sobre os banhistas nos areais (controlo policial) ou o encerramento pré-determinado de praias.

    António Costa apelou à disciplina e ao sentido cívico dos portugueses para que a época balnear decorra sem sobressaltos neste contexto especial que vivemos. "Cada um será o fiscal de si próprio", disse o líder do executivo.

    Começando pelo exterior da praia, desde logo será interdito o estacionamento fora dos parques e zonas de estacionamento ordenado. Aí sim, Costa garantiu que as forças de segurança serão "particularmente rigorosas" em caso de desrespeito por essa regra. Fica também interdita a permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento.

    Na mesma intervenção, o primeiro-ministro sublinhou que serão encerradas as praias em que exista o incumprimento grave das regras estabelecidas por parte dos banhistas ou concessionários. Em termos de praias não vigiadas será reforçada a presença da Polícia Marítima.

    No acesso às praias, devem ser definidos sentidos únicos de circulação nas zonas de passagem de acesso às praias e distanciamento de 2 metros, bem como nas passadeiras, paredão, marginal e calçadão.

    Ainda relacionado com o acesso às praias, conforme já havia sido desvendado pelo deputado do PAN André Silva, as entidades concessionárias devem sinalizar o estado de ocupação das praias utilizando uma sinalética tipo semáforo (Verde - ocupação baixa; Amarelo - ocupação elevada; Vermelho - ocupação plena).

    Entrando na utilização dos areais, salta desde logo à vista a necessidade de existir um distanciamento físico de 1,5 metros entre banhistas que não façam parte do mesmo grupo. Simultaneamente terá de existir um afastamento de 3 metros entre chapéus de sol (entre utentes que não do mesmo grupo).

    Nas áreas concessionadas deve ser assegurado o afastamento de, pelo menos, 3 metros entre toldos ou colmos; e de 1 metro e meio entre os limites das barracas. Ainda neste capítulo, em regra cada pessoa ou grupo só poderá alugar de manhã (até às 13h30) ou à tarde (a partir das 14h00) estes equipamentos. 

    Foi ainda revelado que existirá um limite máximo de 5 utentes por chapéu de sol, toldo, colmo ou barraca. Pode ser autorizado o alargamento excecional da área concessionada definida para a colocação de toldos, colmos e barracas, atendendo à necessidade de manter o distanciamento, até 2/3 da área útil da praia.

    No que diz respeito às atividades desportivas, estarão interditas atividades que impliquem duas ou mais pessoas (exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares). É assim proibido jogar à bola, raquetes ou atirar o disco, entre outras atividades.

    Quanto ao comércio, os vendedores ambulantes terão obrigatoriamente de utilizar máscara e viseira no contacto com os clientes e a sua circulação deverá ser feita com o devido distanciamento físico e, preferencialmente, pelos corredores de circulação.

    Para os restaurantes, bares e esplanadas terá de existir uma higienização regular dos espaços (mínimo de 4 limpezas por dia), limitação da capacidade nos termos aplicáveis à restauração e possível reorganização das esplanadas para assegurar distanciamento de segurança. Os apoios de praia devem ainda definir um manual de procedimentos para trabalhadores e utentes.

    Nota ainda para o facto de ser interdito o uso de gaivotas, escorregas e chuveiros interiores. Quanto aos chuveiros exteriores, espreguiçadeiras, colchões ou cinzeiros de praia devem ser higienizados diariamente ou sempre que ocorra uma mudança de utente.

    Perante o quadro apresentado o MEO Beachcam, associa-se ao Governo, e apela aos banhistas que não seja descurado o devido distanciamento social, etiqueta respiratória, bom senso e civismo na hora do regresso à praia para a tão desejada prática balnear.

    Por forma a saberes o grau de afluência de cada praia, já sabes que poderás consultar a rede com mais de 75 live cams que o MEO Beachcam possui ao longo da costa portuguesa. 

    A verificação das condições da praia, pode ser efetuada de forma muito célere, eficaz e sem a necessidade prévia de deslocação à praia.

    O MEO Beachcam está disponível na televisão, através da box MEO, em qualquer dispositivo móvel, como o telemóvel ou tablet através da app mobile, e online, em https://beachcam.meo.pt/

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Verão
  • Época Balnear
  • Governo
  • Desconfinamento
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
outubro 29
11 federações nacionais vão receber ajuda financeira da ISA
outubro 29
Coral com 500 metros de altura foi descoberto na Grande Barreira
outubro 29
Epsilon levou as maiores ondas de sempre a Mullaghmore (VÍDEO)
outubro 28
Espanha cancela provas do nacional de surf devido à pandemia
outubro 28
Encontrei um animal marinho arrojado na praia. O que devo fazer?
outubro 27
O Canhão da Nazaré vai voltar à carga: Swell gigante a chegar
outubro 28
Previsão de agitação marítima forte coloca 7 distritos sob aviso laranja
pub