Homepage
- A Federação Portuguesa de Vela elencou um conjunto de orientações para o período compreendido entre 4 a 17 de maio.
-
-
Desde o passado dia 4 de maio que foi novamente autorizado o acesso às praias para a prática de atividades no mar, como o surfing ou a vela, no contexto da atual pandemia de Covid-19.
Em Portugal é a Federação Portuguesa de Vela (FPV), instituição com o estatuto de Utilidade Pública Desportiva, que está legitimada a promover, desenvolver e contribuir para a prática da respetiva modalidade Kiteboarding/Kitesurf.
Desta forma, tendo por base as medidas adotadas pelo Governo no Plano de Desconfinamento, a FPV apresentou as seguintes orientações para a prática desportiva da Vela, onde está incluído o kiteboarding/kitesurfing, no período de 4 a 17 de maio.
As orientações apresentadas pretendem que o desporto da vela seja retomado em segurança neste contexto de pandemia.
1 - Praticantes
1.1 Deverá ser dada prioridade aos praticantes em regime de alto rendimento, e, aos que não inseridos naquele regime, integrem os trabalhos das seleções nacionais.
1.2 A prática da Vela deverá ocorrer a nível individual, ou seja, um praticante por embarcação, exceto para os atletas referidos em 1.1, em situação de treino.
1.3 Para que os meios de segurança e proteção civil possam manter o estado de prontidão para socorrer emergências, a prática da Vela deverá ser efetuada dentro de parâmetros de segurança acrescidos, pelo que, deverá ser limitada a:
1.3.1 condições de vento de intensidade superior a 20 nós, exceto para os praticantes referidos em 1.1, em situação de treino.
1.3.2 praticantes com autonomia técnica, ou seja, que não dependem de terceiros para a prática da Vela.
1.4 Os praticantes de Modelos à Vela deverão respeitar as normas gerais de 2 metros de distanciamento entre si.
1.5 As atividades de Vela Adaptada deverão manter-se encerradas, exceto para os praticantes em regime de alto rendimento ou com autonomia para entrar e sair da sua embarcação, sem contacto físico com terceiros.
1.6 Em terra, as embarcações, ao serem aparelhadas, devem distar entre si, no mínimo, 3 metros, e os praticantes, no mínimo, 2 metros, entre si.
1.7 Não poderá haver partilha de material ou equipamento entre os praticantes durante o treino.
1.8 Após a prática desportiva, o equipamento/material que fique parqueado/armazenado na
instalação desportiva, deverá ser desinfetado (p.e.: com água a e sabão ou solução de base
alcoólica) e caso haja necessidade de partilha de equipamento entre praticantes, tal só poderá ocorrer após a desinfeção do mesmo.1.9 Antes, e após a prática, evitar, em absoluto, o convívio.
1.10 Relativamente às especificidades do Kiteboarding/Kitefurf, Windfurf e do Wingfoil, aplicam-se as orientações acima referidas, quando adequadas, modificadas pelas seguintes:
1.10.1 Deverá ser respeitado o limite máximo de 4 praticantes por treinador (Kiteboarding/Kitesurf).
1.10.2 O material só deverá ser levado para o areal para ser montado, o que terá de ser efetuado num espaço de tempo não superior a 15 minutos.
1.10.3 Após a prática, o material tem de ser desmontado em 15 minutos e retirado do areal.
1.10.4 As pausas em terra, com o equipamento aparelhado, não poderão ser superiores a 10 minutos.
1.10.5 Distanciamento entre praticantes não inferior a 15 metros na montagem e preparação (Kiteboarding/Kitesurf).
1.10.6 Distanciamento entre praticantes não deve ser inferior a 5 metros na montagem e preparação (Windsurf e Wingfoil).
2 - Treinadores
2.1 O treinador em barco de apoio a motor, poderá levar consigo, no máximo, 1 acompanhante/ajudante, desde que assegurada uma distância mínima, entre ambos, de 2 metros.
2.2 Não poderá haver aulas teóricas em espaços fechados. E, em espaços abertos, deverá respeitar-se a distância de 2 metros entre alunos e entre estes e o treinador.
2.3 Ao dar instrução, o treinador terá de usar máscara protetora.
2.4 Em caso de necessidade, segurar o praticante, preferencialmente, apenas, na pega do arnês (Kiteboarding/Kitefurf).
3- Instalações que acolhem os praticantes
3.1 Estas instalações devem reger-se pelas regras de higiene e funcionamento definidas nos artigos 11o a 14o da RCM no 33-A/2020 de 30 de abril.
3.2 Os balneários (quando existam) têm de se manter fechados.
3.3 Após uma sessão de treino/aula, dever-se-á proceder à desinfeção de todas as
embarcações/pranchas, inclusive a do treinador (p.e.: com água a e sabão ou solução de base alcoólica)3.4 Em terra, deverão ser definidos circuitos únicos de circulação, incluindo a entrada e saída do mar.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
