Homepage

  • Na Praia de Mira mora a mais antiga Bandeira Azul do mundo
    20 maio 2020
    arrow
    arrow
  • Pelo 34º ano consecutivo, a praia localizada no município de Mira irá hastear a Bandeira Azul.
  • Foi hoje revelado quais as praias nacionais que em 2020 foram distinguidas com o galardão Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias costeiras e fluviais que se candidatam ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios.

    Um lote do qual fazem parte 360 praias, mais oito do que em comparação com o último ano. Dentro deste universo de praias consta mais uma vez, a Praia de Mira.

    Até aqui tudo bem, podendo esta ser uma das muitas praias que fazem parte da lista. No entanto, o areal localizado no concelho de Mira, distrito de Coimbra, não é um qualquer.

    Trata-se da única zona balnear do mundo a receber, sem interrupções, a Bandeira Azul em todas as edições do galardão internacional. Como tal, são 34 anos consecutivos que a Praia de Mira possui a Bandeira Azul hasteada.

    “É um orgulho e uma responsabilidade para nós, sobretudo nesta época de pandemia e desconfinamento. Vamos trabalhar para que tudo corra bem, mantendo a Praia de Mira e a Praia do Poço da Cruz como locais seguros de todos os pontos de vista”, disse Raul Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mira, à agência noticiosa Lusa.

    Isto numa fase em que a vigilância balnear arrancará nas praias do concelho de Mira já no próximo sábado, dia 23 de maio.

    A partir de sábado, tanto a Praia de Mira como do Poço da Cruz irão contar com vigilância aos banhistas assegurada pela Associação Adamastor, no âmbito de um protocolo celebrado em 2019 com a autarquia.

    O trabalho da Associação prolonga-se também para lá do fim da época balnear oficial. Em 2019, a sua utilidade foi demonstrada em diversas ocasiões, nomeadamente no final de setembro, quando uma turista francesa acabou por ser resgatada do mar após ser arrastada por uma onda mais forte.

    “Só o salvamento dessa vida humana era suficiente para justificar o protocolo”, argumenta Raul Almeida, que guarda para mais tarde a divulgação de novas regras nas praias para conter a propagação do novo coronavírus, em respeito pelas orientações da Direção-Geral da Saúde.

    O acordo entre as duas entidades inclui a cedência de um quad pelo município à Associação, o pagamento do combustível para o seu funcionamento, dois nadadores-salvadores, bem como o restante material necessário para o exercício das funções.

    Durante o período oficial da época balnear, a segurança dos banhistas será assegurada pelos meios tradicionais, em articulação com o Instituto de Socorro a Náufragos.

    Podes ficar a conhecer um pouco mais sobre a Praia de Mira através do nosso site Praias Beachcam ou se preferires poderás ver a mesma em direto durante 24 horas por dias e 7 dias por semana através da nossa Live Cam.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Mira
  • Câmara Municipal de Mira
  • Bandeira Azul
  • Galardão
  • Distinção
  • Associação Bandeira Azul da Europa
  • Verão
  • Época Balnear
  • Praia de Mira
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
outubro 24
Guincho recebe etapa única do Nacional de Bodysurf
outubro 23
Três surfistas resgatados na Praia da Barra
outubro 23
Fim de semana chega com sábado soalheiro e chuva no domingo
outubro 23
Câmara de Viana do Castelo cria Linha SOS para ocorrências com animais selvagens
outubro 23
A hora vai mudar: relógios atrasam 60 minutos na madrugada de domingo
outubro 22
Bernardo Jerónimo despede-se do Frontón King 2020 com eliminação na 4ª ronda
outubro 23
Uma sessão histórica de ondas grandes no Havai em 1998 (VÍDEO)
pub