Homepage

  • FPS e AESDP esclarecem: Atividade do ensino de surfing está legalmente autorizada
    12 maio 2020
    arrow
    arrow
  • As duas entidades produziram em conjunto um esclarecimento que sai em defesa dos associados, que estão a passar por um momento muito difícil devido à atual pandemia de Covid-19.
  • Na sequência das diferentes interpretações e desinformação relativamente à atividade das entidades que se dedicam ao ensino de surfing, neste início de desconfinamento, a Federação Portuguesa de Surf (FPS) e a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) conceberam um esclarecimento, que é assinado pelas respetivas direções.

    Trata-se de um texto que pretende transmitir um sinal de união numa fase muito importante para todos os operadores do ensino de surfing, por força do atual contexto de pandemia de Covid-19.

    Desta forma, a FPS e a AESDP produziram um documento conjunto que sai em "defesa dos seus associados, que estão - como todos - a passar por um momento extremamente difícil e que põe em causa a sua própria sobrevivência".

    No texto apresentado, pode ler-se que "neste momento, os operadores estão legalmente autorizados a desenvolver a sua atividade, desde que estejam devidamente licenciados e cumpram com as regras de higiene e segurança definidas".

    Assim, esclarece-se o seguinte:

    "1. A Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020 permite a realização de treinos cumprindo o limite de 5 praticantes por treinador, mediante o cumprimento das regras de higiene definidas no Artigo 11.º;

    2. Fazendo cumprir as indicações emanadas pela RCM, as Capitanias levantaram as interdições impostas à atividade de ensino de surf;

    3. As entidades que licenciam os operadores de ensino de surf (Capitanias e/ou Municípios) têm vindo a retomar os processos de licenciamento, sendo que em algumas regiões do país, as licenças dos operadores estavam ainda dentro da validade ou foram, entretanto, renovadas;

    4. Noutras regiões, as licenças dos operadores estão neste momento caducadas e não foram ainda iniciados os processos de renovação, pelo que nestes casos, os operadores não estão ainda licenciados;

    5. Tendo a interdição da atividade de ensino de surf sido levantada, os operadores que estejam devidamente licenciados podem, legalmente, realizar a atividade de ensino de surf, fazendo cumprir as regras definidas na lei e estabelecidas localmente pelas Capitanias e Municípios;

    6. A data de 18 de maio foi a data indicada como recomendada para o retorno à atividade pela Federação Portuguesa de Surf, para que as escolas pudessem implementar as medidas sugeridas no seu Guia de Boas Práticas.

    Conclui-se relembrando que a regulamentação destes operadores não é uniforme em todo o país e que, como tal, os casos devem ser analisados individualmente. Neste momento, os operadores estão legalmente autorizados a desenvolver a sua atividade, desde que estejam devidamente licenciados e cumpram com as regras de higiene e segurança definidas.

    É agora mais importante que nunca que este sector mostre que é capaz de dar uma resposta firme e unida a esta situação. Estando a atividade legalmente permitida, cabe a cada um agir de forma responsável e consciente no sentido de garantir a segurança de todos, tendo ao seu dispor propostas de medidas que podem adotar para o regresso seguro ao ensino do Surfing."

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Surf
  • Desconfinamento
  • Federação Portuguesa de Surf
  • AESDP
  • FPS
  • Associação de Escolas de Surf de Portugal
  • Escolas de Surf
  • Ensino do surf
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 28
Formação 'Surf & Rescue junta-se à Matosinhos Surf School Cup na Praia da Agudela
outubro 28
Mau tempo: 6 distritos passam a aviso laranja na noite de sexta-feira
outubro 28
Jovens esperanças do surf nacional deram show em Ribeira d'Ilhas (Galeria Fotos)
outubro 27
Frontón King: Joel Rodrigues está na ronda 6 do Mundial Júnior após duas vitórias consecutivas
outubro 27
Apenas um país está a cumprir as metas do Acordo do Paris
outubro 27
ASCC Super Groms adiado devido à previsão de mau tempo
outubro 27
14 distritos vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira por causa da chuva