Homepage
- Apesar das enchentes nas praias, não há nadadores salvadores no ativo a vigiar as praias.
-
-
Que os surfistas servem muitas vezes de anjos da guarda dos banhistas é uma situação já habitual em qualquer parte do Mundo. Contudo, no Reino Unido uma situação insólita está a fazer com que surfistas um pouco por toda a parte estejam como que a abraçar esta missão em “regime de voluntariado”. Os relatos de salvamentos estão a multiplicar-se um pouco por toda a parte, fruto de uma conjuntura inexplicável por parte dos britânicos.
Com várias praias a terem sido abertas ao público há cerca de uma semana e com o calor a também chegar a terras de Sua Majestade, foram inúmeras as pessoas que acorreram até às praias, como forma de descontraírem das várias semanas de confinamento, num dos países mais afetados pelo novo coronavírus. Só que a época balnear ainda não abriu e as autoridades ainda não tinham um plano para reagir a esta situação.
Basicamente, apesar das enchentes nas praias, não há nadadores salvadores no ativo a vigiar as praias. Depois, a grande ondulação que entrou nos últimos dias acabou por multiplicar o número de casos e incidentes nas praias, incluindo algumas mortes por afogamento. O cenário só não tem sido pior devido ao auxílio de muitos surfistas, que acabam por resgatar pessoas em apuros.
A situação é tão catastrófica que já há uma campanha de voluntariado por parte dos surfistas e também de antigos nadadores salvadores profissionais para servirem de vigilantes das praias enquanto estas não têm oficialmente os seus nadadores salvadores. A Cornualha, zona famosa pelas suas praias, tem sido o epicentro dos casos.
Apesar de nem todos os casos estarem reportados, há registo do salvamento de quatro crianças em Sennen, 10 banhistas em Bantham e ainda vários salvamentos em Porthtowan. Tudo isto graças à ajuda preciosa de surfistas, ex-nadadores salvadores profissionais e também membros dos clubes de surf. Em sentido inverso, às duas mortes ocorridas na Cornualha, junta-se outra pessoa em estado grave no hospital depois de um episódio de afogamento.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
