Homepage
- Entre os 47 países que desenvolvem o programa, Portugal permanece na liderança no que diz respeito à percentagem de praias galardoadas, face ao total de designadas do país.
-
-
Numa fase em que estamos em contagem decrescente para uma época balnear como nunca vivemos, por força da pandemia de Covid-19, foi hoje revelado o número de praias nacionais que em 2020 foram distinguidas com o galardão Bandeira Azul.
No total, serão 360 as praias vão hastear a Bandeira Azul, anunciou hoje a coordenação nacional do programa. Um número que em termos globais representa um acréscimo de mais oito praias (5 costeiras, 3 fluviais e 1 marina) em comparação com os dados do ano passado.
As 360 praias estão distribuídas por 91 municípios, continente e ilhas, com Santa Maria da Feira e Portel a participarem pela primeira vez e Santa Cruz da Graciosa a regressar ao programa.
As praias estão distribuídas pelo Norte (76), Centro (46), Tejo (57), Alentejo (36), Algarve (87), Açores (42) e Madeira (16).
Entre as praias que entram pela primeira vez na lista estão: Castelo do Queijo e Árvore, no norte; Pedrogão Sul e Mâmoa, no Centro; Caxias, Paço de Arcos e Foz do Sizandro, no Tejo; Praia da Amieira, no Alentejo; Marina de Portimão, no Algarve; Sargentos, nos Açores; Banda D’Além, na Madeira.
Dentro do lote de estreantes, destaque para a inclusão das praias urbanas de Paço de Arcos e Caxias (localizadas no concelho de Oeiras) e o areal do Castelo do Queijo, no Porto.
No sentido inverso, as praias que perderam o estatuto são: Boa Nova Senhora, no Norte; Areinho, no Centro; Camilo e Batata, no Algarve; Areeiro e Calheta na Madeira.
Estes resultados fazem com que Portugal, entre os 47 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, se mantenha no primeiro lugar no que diz respeito à percentagem de praias galardoadas, face ao total de designadas do país.
A coordenação nacional do programa Bandeira Azul revelou ainda que, devido ao atual contexto de pandemia de Covid-19, o mote para este ano é: “De volta ao mar, com a atitude de mudar”.
Quanto a regulamentos de segurança, José Archer, da Associação Bandeira Azul, realçou que cabe às entidades responsáveis pela praia galardoada implementar as regras extraordinárias no seu espaço.
Quando há Bandeira Azul, e enquanto estiver hasteada, é "seguro frequentar”, afirmou, salientado que a fruição destes espaços públicos vai depender da responsabilidade de cada um.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias costeiras e fluviais que se candidatam ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. O Programa Bandeira Azul é promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
