Homepage
- O documento encontra-se online e define as linhas orientadoras para a utilização e ocupação das praias em contexto da pandemia de Covid-19.
-
-
Devido ao atual contexto de pandemia do novo coronavírus, este ano a ida à praia durante a época balnear será diferente daquilo a que todos nós estamos habituados.
Assim, são muitas as regras que vão nortear o comportamento dos banhistas, mas também das autarquias e concessionários de praias. Algumas dessas regras foram apresentadas pelo primeiro-ministro António Costa na passada sexta-feira.
Medidas que estão plasmadas de forma integral através de um manual de utilização e ocupação das praias em contexto da pandemia do novo coronavírus. Um documento que encontra-se online e foi produzido pela Agência Portuguesa do Ambiente debaixo do mote 'Ir à Praia em Segurança'.
Para além das medidas anunciadas por Costa, neste manual encontram-se outras medidas também elas importantes.
Por exemplo é explicado que os postos de primeiros socorros devem estar dotados com termómetros e equipamento de proteção individual (máscara e viseira), e compreender uma área destinada ao isolamento de casos suspeitos do novo coronavírus.
"Deve ser desenvolvido um plano de contingência para lidar com as situações consideradas suspeitas da doença Covid-19, de acordo com as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde, incluindo a identificação do local para onde se deve dirigir qualquer caso suspeito, isto é nos casos em que sejam identificados banhistas ou prestadores de serviço que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura ≥ 38.0ºC), ou dispneia/dificuldade respiratória, são considerados suspeitos de Covid-19”, pode ler-se no documento.
No manual são também explicadas as regras que dizem respeito à recolha de resíduos e uso das instalações sanitárias incluídas ou não no apoio de praia. Para consulta estão igualmente os mecanismos de articulação entre as diferentes entidades e intervenientes, como são o caso das autarquias, capitanias e autoridades policiais.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
