Homepage

  • Areal da Praia de São Martinho do Porto foi desinfetado com hipoclorito
    13 maio 2020
    arrow
    arrow
  • A ação foi promovida pela Junta de Freguesia de São Martinho do Porto.
  • A notícia foi avançada pela publicação 'Gazeta das Caldas'. O areal da Praia de São Martinho do Porto foi desinfetado, no fim de semana de 2 e 3 de maio, com um composto químico, denominado de hipoclorito de sódio.

    Esta foi uma ação promovida pela própria Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, tendo a manobra sido realizada por um trator e observada por alguns cidadãos.

    Ao 'Gazeta das Caldas', o presidente da junta, Joaquim Clérigo, referiu que o nível da solução utilizada foi inferior a 1%. "O depósito tem 400 litros e utilizámos três litros de hipoclorito", explicou.

    O episódio ocorrido já mereceu reparos por parte da associação ambientalista ZERO. "São produtos que têm um impacto ambiental significativo. Estamos a falar de uma praia que à partida estava deserta, pelo que não há razão para as juntas de freguesia gastarem dinheiro neste tipo de intervenções. De onde veio o vírus para justificar uma desinfeção que o faça desaparecer?", questionou Susana Fonseca, membro da direção da ZERO, ao site do 'Público'.

    Ainda assim também ao 'Público', a professora do departamento de Engenharia Química da Universidade de Porto, Conceição Alvim Ferraz, considera que, tendo em conta o revelado, foram utilizados níveis de hipoclorito muito baixos. "Tenho dúvida que tenham algum poder desinfetante", referiu.

    O hipoclorito de sódio é um composto químico ativo na maioria das lixívias domésticas. Trata-se de um desinfetante de ação rápida, que permite combater diversos microrganismos, incluindo batérias e vírus. Pode ser tóxico, caso seja utilizado em concentrações elevadas. 

    Recorde-se que, neste tempo de pandemia de Covid-19, recentemente também esteve na ordem do dia uma ação levada a cabo numa praia em Zahara de los Atunes, localizada na província espanhola de Cádiz.

    Aí as autoridades locais decidiram desinfetar o areal com lixívia, o que resultou na destruição de toda a vida existente no areal. Isto levou mesmo a que alguns ecologistas tivessem afirmado que o comportamento adoptado havia sido um "atentado ecológico".

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Praia de São Martinho do Porto
  • São Martinho do Porto
  • Portugal
  • Desinfeção
  • Hipoclorito
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
agosto 05
FPS concentra calendário competitivo até outubro para fugir a hipotético confinamento
agosto 05
Pedaços de plástico têm dado à costa nas praias de Ílhavo
agosto 05
Baleia de 8 metros deu à costa na Praia de São Jacinto
agosto 05
Praia da Nazaré está interdita a banhos
agosto 05
Imagens de satélite descobrem 11 novas colónias de pinguins-imperadores na Antártida
abril 30
Oficial: Surf está de regresso a 4 de maio
julho 30
Locais destacam “maior consistência” de Supertubos em Fevereiro
pub