Homepage

  • Areal da Praia de São Martinho do Porto foi desinfetado com hipoclorito
    13 maio 2020
    arrow
    arrow
  • A ação foi promovida pela Junta de Freguesia de São Martinho do Porto.
  • A notícia foi avançada pela publicação 'Gazeta das Caldas'. O areal da Praia de São Martinho do Porto foi desinfetado, no fim de semana de 2 e 3 de maio, com um composto químico, denominado de hipoclorito de sódio.

    Esta foi uma ação promovida pela própria Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, tendo a manobra sido realizada por um trator e observada por alguns cidadãos.

    Ao 'Gazeta das Caldas', o presidente da junta, Joaquim Clérigo, referiu que o nível da solução utilizada foi inferior a 1%. "O depósito tem 400 litros e utilizámos três litros de hipoclorito", explicou.

    O episódio ocorrido já mereceu reparos por parte da associação ambientalista ZERO. "São produtos que têm um impacto ambiental significativo. Estamos a falar de uma praia que à partida estava deserta, pelo que não há razão para as juntas de freguesia gastarem dinheiro neste tipo de intervenções. De onde veio o vírus para justificar uma desinfeção que o faça desaparecer?", questionou Susana Fonseca, membro da direção da ZERO, ao site do 'Público'.

    Ainda assim também ao 'Público', a professora do departamento de Engenharia Química da Universidade de Porto, Conceição Alvim Ferraz, considera que, tendo em conta o revelado, foram utilizados níveis de hipoclorito muito baixos. "Tenho dúvida que tenham algum poder desinfetante", referiu.

    O hipoclorito de sódio é um composto químico ativo na maioria das lixívias domésticas. Trata-se de um desinfetante de ação rápida, que permite combater diversos microrganismos, incluindo batérias e vírus. Pode ser tóxico, caso seja utilizado em concentrações elevadas. 

    Recorde-se que, neste tempo de pandemia de Covid-19, recentemente também esteve na ordem do dia uma ação levada a cabo numa praia em Zahara de los Atunes, localizada na província espanhola de Cádiz.

    Aí as autoridades locais decidiram desinfetar o areal com lixívia, o que resultou na destruição de toda a vida existente no areal. Isto levou mesmo a que alguns ecologistas tivessem afirmado que o comportamento adoptado havia sido um "atentado ecológico".

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Praia de São Martinho do Porto
  • São Martinho do Porto
  • Portugal
  • Desinfeção
  • Hipoclorito
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
janeiro 31
Luke Shepardson, o vencedor improvável do Eddie Aikau que passou a ter um dia no Havai com o seu nome
janeiro 31
Surf adaptado mantem bem vivo o sonho da inclusão nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028
janeiro 31
Ondas da Praia da Vigia consagraram campeões do Circuito Sealand Santa Cruz 2022
janeiro 30
Validade da certificação dos nadadores-salvadores prorrogada até ao final de 2023
janeiro 30
Conhecido calendário dos circuitos regionais de bodyboard para 2023
janeiro 30
FPS vai realizar dois cursos online de juízes de surf em fevereiro
janeiro 30
Frio não desarma e deixa todo o território continental em aviso amarelo