Homepage
- A ação culminou na morte de toda a vida que existia no areal.
-
-
Esta é uma história que aconteceu numa praia em Zahara de los Atunes, que tem localização na província espanhola de Cádiz.
Com o propósito de tornar a praia mais segura para as crianças, agora que o desconfinamento começa a surgir aos poucos no país vizinho, os comerciantes locais e o conselho do bairro de Zahara de los Atunes decidiram desinfetar a praia com líxivia (!), naquela que foi uma manobra protagonizada por três tratores, no passado fim de semana.
Esta ação culminou na morte de toda a vida existente no areal, pelo que os ecologistas locais consideram que o comportamento adoptado pode ser considerado um "atentado ambiental".
"Parece incrível que estas coisas ainda aconteçam. É uma loucura contra a própria praia”, disse María Dolores Iglesias, presidente da associação de voluntários ambientais de Trafalgar, a vários órgãos de comunicação social espanhóis.
"No perímetro fumigado nada é visto, nem mesmo um inseto, mataram tudo. Não pensaram que isto é um ecossistema vivo, pensaram que é apenas terra. A praia regenera-se e limpa-se sozinha. Isto não era necessário", lamenta María Dolores Iglesias.
Entre tudo aquilo que foi afectado por este ato de desinfecção importa mencionar a destruição da zona protegida de nidificação da ave borrelho-de-coleira-interrompida.
As entidades locais já assumiram publicamente o erro cometido, mas ao mesmo tempo garantem que tudo foi efetuado com a melhor das intenções. A verdade é que agora os envolvidos arriscam uma multa pesada. A Junta da Andaluzia já abriu uma investigação ao sucedido.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
