Homepage
- Na capital Nova Deli o 'céu já não estava tão azul há 10 anos', diz um local.
-
-
Desde o passado dia 24 de março que toda a Índia está em quarentena para fazer face à propagação do novo coronavírus.
Uma medida que naturalmente tirou a população da rua, encerrou fábricas e reduziu o número de veículos a circular na via pública. Todo este mix teve como consequência a queda abrupta da poluição do ar num dos países do mundo com níveis mais elevados de emissões poluentes. Um cenário que repete o que já havia acontecido com a China, o primeiro país a ser fortemente afectado pelo Covid-19.
Nos últimos dias a poluição do ar caiu de tal forma que em "Deli já não existia um céu tão azul há 10 anos". Isto foi que o disse Jyoti Pande Lavakare, responsável da organização ambientalista indiana Care for Aid, à norte-americana CNN.
Esta realidade é constatada pela queda abrupta nos níveis de particulas PM2,5. Entre os dias 20 e 27 de março, houve uma diminuição de 71% nestas partículas altamente prejudiciais à saúde humana em Nova Deli.
Uma percentagem que representa a passagem de 52 microgramas de partículas por metro cúbico para apenas 26 microgramas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o máximo considerado saudável deve ser de 25 microgramas.
Também o dióxido de azoto caiu 71% na capital indiana, de 52 por metro cúbico para 15 partículas durante o mesmo período. Níveis semelhantes de diminuição da poluição foram registados noutras cidades como Mumbai, Chennai, Calcutá e Bangalore.
Toda uma realidade que contrasta com aquela que foi vivida em 2019, ano em que a cidade de Nova Deli atingiu os piores níveis de sempre em termos de poluição do ar. De modo a minimizar os efeitos deste cenário, houve quem tivesse aberto um bar que vendia oxigénio (!)
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
