Homepage
- A atual situação de pandemia de Covid-19 atrasou a abertura da Lagoa, que deveria ter ocorrido em março.
-
-
O Ministério do Ambiente informou ontem que a abertura ao mar da Lagoa de Santo André está prevista para a primeira quinzena do mês de junho, depois de não ter sido possível abrir a Lagoa no passado mês de março, devido à pandemia de Covid-19.
A abertura da Lagoa de Santo André ao mar, localizada no concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, realiza-se todos os anos, no final do inverno e início da primavera, para renovar o sistema lagunar e das várias espécies que ali habitam, desde os peixes às aves migratórias.
Devido à "necessidade de compatibilizar os interesses da preservação das espécies e habitats e relevando a importância da abertura da lagoa para as comunidades locais, foi acordado entre o ICNF [Instituto de Conservação da Natureza e Florestas] e a APA [Agência Portuguesa do Ambiente] que se promoverá a abertura da lagoa na primeira quinzena de junho", lê-se no comunicado divulgado ontem pelo Ministério da Ambiente e da Ação Climática.
"Foi acordado entre o ICNF e a APA que se promoverá a abertura da Lagoa logo que tal ação não prejudique significativamente o processo reprodutivo das aves selvagens, o que se prevê ocorrer em função da maré, na primeira quinzena de junho, em data que permita que a abertura ocorra durante um período de tempo suficientemente alargado", esclareceu o Governo.
Segundo o Ministério do Ambiente, para as aves aquáticas nidificantes na Lagoa de Santo André "é essencial que a abertura ocorra no máximo até à primeira quinzena de março, ou mesmo antes, uma vez que a abertura mais tardia, já em período de nidificação, tem como consequência deixar os ninhos a seco e ao alcance de predadores".
Nota ainda para o facto do cancelamento da abertura da Lagoa ao mar ter merecido a contestação do presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, tendo em conta "as consequências que esta decisão pode ter na vida dos pescadores, famílias e economia local".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
