Homepage
- Iniciativa contou com a adesão de 190 países e territórios.
-
-
Foi no passado sábado, dia 28 de março, que decorreu mais uma edição da Hora do Planeta, iniciativa lançada em 2007 e que é organizada pela World Wide Fund for Nature (WWF).
Nesta edição de 2020, a Hora do Planeta foi inevitavelmente marcada pela pandemia do novo coronavírus. Como tal, pela primeira vez na sua história a iniciativa decorreu em formato digital, com vários países a organizarem eventos virtuais, isto para além do tradicional apagão.
Esta foi uma edição histórica por diversos motivos, mas sobretudo pelo facto de ter sido registado um novo recorde de adesão. A Hora do Planeta de 2020 contou com a adesão de 190 países e territórios.
"Um número recorde de 190 países e territórios apoiaram a Hora do Planeta 2020, com milhões de pessoas a unirem-se digitalmente, no meio do surto de Covid-19", lê-se no comunicado emitido Associação Natureza Portugal (ANP/WWF), entidade que representa em Portugal a WWF.
No mesmo texto destaca-se a forte adesão de "líderes globais, celebridades, indivíduos e empresas".
Em Portugal, a transmissão em direto 'A Natureza Importa' contou, ao longo de hora e meia, com músicas ao vivo, uma receita gastronómica, dicas sustentáveis e troca de experiências entre os participantes, que foram acompanhados em direto por centenas de pessoas.
"O sucesso da Hora do Planeta deste ano é um testemunho do incrível espírito humano e do poder da ação coletiva. Milhões moveram-se para o 'online', tornando a Hora do Planeta 2020 um dos maiores movimentos virtuais para o meio ambiente", salientou Ângela Morgado, diretora executiva da ANP/WWF.
A 'bandeira' desta iniciativa é o "apagão", isto é, o período de uma hora (em Portugal foi das 20h30/21h30 hora de Portugal Continental) em que todos os aderentes devem desligar ou reduzir as luzes em prol da poupança dos recursos da natureza.
"Sempre que fosse seguro fazê-lo, a Hora do Planeta manteve o seu pedido para que monumentos e edifícios por todo o país aderissem, comprometendo-se ao longo do ano a melhorar em termos de sustentabilidade, e a apagarem as suas luzes durante uma hora. Em Portugal, foram 112 os municípios aderentes", assinalou a organização.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
