Homepage
- Os cientistas explicam que o fenómeno se caracteriza pelo facto das águas serem bioluminescentes e a culpa é de uma alga marinha.
-
-
Nos últimos dias o mar em algumas praias do estado norte-americano da Califórnia tem tido, durante a noite, um tom diferente do habitual. Alguns chamam-lhe azul eléctrico, outros dizem que se assemelha a luzes néon.
A verdade é que trata-se de um fenómeno natural ao qual a população não fica indiferente e e que nos últimos dias ganhou um brilho ainda mais especial. Isto devido ao facto de durante a noite terem sido avistados golfinhos a nadar nas águas brilhantes do Pacífico.
Um momento que foi filmado pelos biólogos do Newport Coastal Adventure e que rapidamente tornou-se viral nas redes sociais.
Segundo os especialistas este fenómeno tem o nome de bioluminescência e está presente em alguns organismos bioluminescentes marinhos como são o caso das algas. Estas emitem uma luz habitualmente azul devido a uma reação química, naquele que pode ser considerado um mecanismo de autodefesa.
Os cientistas explicam que o fenómeno se caracteriza pelo facto das águas serem bioluminescentes e a culpa é de um microorganismo que se chama Noctiluca Scintillans. Trata-se de uma alga marinha que emite luz azul, numa espécie de mecanismo de autodefesa.
Os cientistas consideram ainda que o fenómeno, apesar de afetar o ambiente marinho, não representa perigo para os seres humanos. Este fenómeno também tem sido observado noutros países como são o caso do México e Austrália.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaEv Yorobe
-
FonteRedação
