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  • FPKITE apresenta Plano ao Governo para retoma a 3 de maio
    24 abril 2020
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  • A proposta do regresso à atividade engloba uma sessão diária de até 60 minutos e proíbe algomerados de convívio.
  • À semelhança do que sucede com o surfing, também o kite já tem o seu plano para a retoma da prática da modalidade a partir das 00h00 do dia 3 de maio, isto claro partindo do princípio que o atual período de estado de emergência, que termina às 23h59 do dia 2 de maio, não seja renovado.

    Como tal, a Federação Portuguesa de Kitesports enviou hoje uma carta a João Paulo Rebelo, secretário de estado da Juventude e do Desporto, bem como à Comissão Técnica da Agência Portuguesa do Ambiente que apresenta o Plano Geral de Retoma do Desporto de Kite

    O Plano propõe que seja reiniciada a prática desportiva, competitiva e a atividade económica das escolas de kitesports (kitesurf e landkite), "definindo a lista de diretivas dos novos regulamentos quanto às precauções sanitárias específicas do desporto contra a propagação do Covid-19".

    Na carta enviada, pode ainda ler-se que as "novas diretrizes foram discutidas e decididas pelas equipas de segurança, competição e ensino (Comisão Nacional de Escolas de Kite)".

    As diretrizes traçadas incidem sobre: 

    - retoma da prática de Kite - kitesurf e landkite;
    - ensino do kitesurf contra a propagação de Covid-19;
    - organização de competições e eventos desportivos de Kite.

    A FPKITE pretende assim que o desporto de kite e a sua comunidade possa voltar a voar nas praias portuguesas sob condições adaptadas à diminuição de risco de contágio do novo coronavírus.

    Em termos da prática do desporto (kitesurf e landkite), as diretrizes englobadas no plano são as seguintes: 

    1 – Fazer apenas 1 sessão diária de 60 minutos no máximo;

    2 - Na praia manter afastado o próprio kite dos outros kites ou equipamentos, pelo menos 5 metros;

    3 – No saco do kite manter sempre desinfetante alcoólico das mãos e máscara, para utilizar no entrar e sair da praia;

    4 – Cumprir com a regra de 10 kites a voar na água por cada 600 metros de linha de costa – entrar pelo corredor de navegação do kitesurf;

    5 – Não permanecer mais do que 10 minutos para montar/levantar e baixar/desmontar o kite;

    6 – Levar o equipamento a usar pronto a montar, já afinado e com manutenção atualizada;

    7 – A manutenção e revisão atualizadas do equipamento de kite inclui por exemplo os parâmetros: estanquicidade das válvulas e boias do kite, integridade do cabo de D-Power, linhas em boa condição, pronta função da segurança da barra sendo que material em mau estado será interditado;

    8 – Recomenda-se o colete de flutuação e capacete durante a prática do Kitesurf, principalmente para ondulação acima de 1,5 metros ou vento acima dos 18 nós e colete de impacto e capacete no Landkite;

    9 – Manter atualizado o conhecimento do mais recente Edital de Praia da Capitania correspondente.

    10 – No caso de um único sintoma de: febre, tosse, fadiga muscular, dores no corpo generalizada ou outro atribuído ao Covid-19 – não ir fazer kite!

    11 - Não partilhar qualquer tipo de equipamento durante a prática e não haver aglomerados de convívio;

    12 - Em caso de dúvida contactar diretamente os Delegados de Zona da FPKITE ou diretamente a FPKITE contactos em:

    www.fpkite.pt/www.apkite.pt

    Diretrizes para a organização de competições e eventos desportivos de kite:

    Esta é uma segunda fase do Plano de Retoma, que continua ainda em estudo pela Equipa Técnica de Competição para definir diretrizes para cada disciplina.

    1 - Aumentar o espaço delimitado de estacionamento dos kites dos atletas na área de competição;

    2 - Nas disciplinas de pontuação limitar as baterias a 4 riders;

    3 - Nas disciplinas de corrida limitar a competição a 20 riders e aumentar a área de sinalização das boias de competição;

    4 - Na área do palanque de Juízes delimitar cada membro da equipa técnica de Juízes por acrílicos transparentes;

    5 – Não fazer partilhar a licra de competição numerada/identificativa, que terá de ser oferecida ao rider para utilização durante todo o evento.

     

     

     

     

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  • Fonte
    Redação
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