Homepage

  • Avenida da Liberdade apresenta menor nível de poluição atmosférica do século
    13 abril 2020
    arrow
    arrow
  • Desde há muitos anos a esta parte estão a ser registados os piores valores de concentração de alguns poluentes, em particular o dióxido de azoto.
  • O confimento a que muitas populações têm estado sujeitas nos últimos tempos, como medida de prevenção face ao Covid-19, tem feito cair a pique a poluição atmosférica. 

    De tal forma que, por exemplo em Lisboa, a Avenida da Liberdade apresenta os níveis de poluição mais baixos do século XXI. Quem o diz é um estudo apresentado ontem pela associação ambientalista ZERO.

    Os dados foram obtidos através de uma estação de monitorização instalada na própria Avenida da Liberdade, "onde se têm identificado desde há anos os piores valores de concentração de alguns poluentes, em particular dióxido de azoto”, lê-se na nota de imprensa.

    Das leituras efetuadas, prossegue o documento, observaram-se “três recordes de qualidade do ar na Avenida da Liberdade”.

    “A concentração média de dióxido de azoto (NO2) dos dias úteis do último mês desde o início do estado de alerta, que depois passou a estado de emergência (16 de março a 09 de abril), foi a menor verificada neste século à escala mensal 25,9 mg/m3”, refere a nota de imprensa.

    Para além do dado acima apresentado, a “concentração média de NO2 dos dias úteis da última semana (06 a 09 de abril) foi a mais reduzida à escala semanal desde que foi instituído o estado de alerta 20,5 mg/m3” e as “concentrações médias de NO2 dos dias úteis das últimas quinzenas desde que foi instituído o estado de alerta foram as mais reduzidas desde janeiro de 2019”.

    Acrescenta a ZERO que os valores identificados “decorrem da quebra de tráfego rodoviário conjuntural devida à crise causada pelas medidas de contenção associadas à pandemia de Covid-19”.

    De acordo com a associação ambientalista, o dióxido de azoto é “um excelente indicador da poluição associada à atividade humana”, usado por “diversas entidades e universidades à escala mundial para avaliar o impacte positivo da quebra da atividade económica e da mobilidade na qualidade do ar por contraponto às consequências dramáticas da pandemia”.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Portugal
  • Lisboa
  • Avenida da Liberdade
  • Poluição
  • Poluição do ar
  • Poluição Atmosférica
  • Covid-19
  • Coronavírus
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 19
Joel Rodrigues, o bodyboarder português que enfrenta o Frontón em busca do título mundial júnior
outubro 18
Bodyboarders profissionais homenagearam o malogrado Tom Morey
outubro 19
Título nacional de Surf Esperanças Sub-18 discute-se em Ribeira d'Ilhas
outubro 19
Praia do Cabo do Mundo apadrinhou estreia da Matosinhos Surf School Cup
outubro 19
Seleção Nacional de Surf Adaptado prepara Mundial com dois estágios
outubro 19
Embarcação fica com leme destruído após interação com orcas a sul de Troia
outubro 18
Praia da Arriba coroou os campeões nacionais de skimboard de 2021