Homepage
- Mafra é um dos concelhos mais afetados pelo Covid-19 no Centro e Sul de Portugal.
-
-
Hélder Sousa Silva, presidente da Câmara de Mafra, município onde se situa a Ericeira e várias outras praias, mostrou-se esta quinta-feira preocupado com a forma como serão controladas as praias na época balnear, caso exista acesso limitado. O autarca alerta ainda para a possível falta de nadadores salvadores.
“O que mais me preocupa é como se vai controlar o acesso às praias sobretudo em praias semi-desertas. Quem vai fazer esse controlo se a praia tiver acesso limitado”, questionou Hélder Sousa Silva em entrevista à agência Lusa, deixando uma garantia: “A câmara municipal não tem essa capacidade”.
O presidente da câmara de Mafra defende que o Governo deve mandatar para o efeito a Autoridade Marítima e a Agência Portuguesa do Ambiente, a quem já pediu uma reunião nesse sentido para expressar as suas preocupações. “Provavelmente teremos de reencaminhar as escolas de surf para praias sem banhistas”, frisou.
O autarca lembra que a falta de capacidade financeira das concessões pode gerar outros problemas. “Se não há gente e se não há consumo nos bares, nos toldos e nas barracas como podem pagar aos nadadores-salvadores”, questionou, acrescentado que a falta de nadador-salvador pode pôr em risco as bandeiras azuis em muitas praias, se a Associação Bandeira Azul da Europa mantiver os critérios de atribuição.
Neste momento são várias as interrogações não só em Mafra mas também a nível nacional. Contudo, este é um dos concelhos mais afetados pelo Covid-19 no Centro e Sul de Portugal. Ontem, Mafra registava 88 casos de infeção confirmados, dos quais 48 são considerados ativos, 33 estão recuperados e sete morreram. A freguesia da Ericeira é a que conta com mais casos positivos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
