Homepage

  • Em Ribeira d’Ilhas manda Tomás Fernandes
    27 março 2020
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Se tudo tivesse corrido como planeado esta sexta-feira Tomás Fernandes iniciaria a defesa do título de vencedor do Allianz Ericeira Pro.
  • Numa altura em que o futuro deixou de ser uma prioridade e em que a preocupação geral está na batalha presente, valem-nos as recordações passadas para manter a mente ocupada. Corria o ano de 2013, quando um jovem de apenas 17 anos surpreendeu tudo e todos ao vencer o Allianz Ericeira Pro para gáudio dos locais. A carreira prometedora do pequeno jagoz Tomás Fernandes acabou por não explodir como se previa nos anos seguintes, mas em 2019 Tomás voltou ao “local do crime” para vencer a segunda etapa da carreira na Liga, relembrando todos que em Ribeira d’Ilhas mandam os locais.

    Se tudo tivesse corrido como planeado esta sexta-feira Tomás Fernandes iniciaria a defesa do título de vencedor do Allianz Ericeira Pro e também a corrida pelo título nacional que lhe fugiu por poucos nos dois últimos anos. Só que o vírus trocou-nos as voltas e agora, durante a quarentena, vimo-nos obrigados a relembrar os grandes momentos do passado. E em 2019 o regresso aos triunfos de Tomás Fernandes, precisamente onde tinha vencido a primeira vez, foi um desses dias para mais tarde recordar.

    Como sempre, Ribeira d’Ilhas soube oferecer um belo salão de festas para os melhores surfistas nacionais. Às ondas de qualidade juntou-se o facto de Frederico Morais se ter juntado à festa, aproveitando o início de temporada para ganhar ritmo em Portugal antes de partir para as paragens do WCT, onde foi suplente várias vezes chamado. Durante três dias viu-se um nível incrível, com a presença de Kikas a atrair ainda mais atenções.

    No dia final tudo se alinhou para uma verdadeira final antecipada nas meias-finais, com Vasco Ribeiro e eliminar um Frederico Morais ainda a tentar recuperar a 100 por cento da lesão sofrida no final da temporada passada. Mas quando tudo parecia encaminhado para o regresso do tetracampeão nacional aos triunfos em etapas da Liga, Tomás decidiu interpor-se, mostrando que o seu surf, apesar da falta de resultados internacionais, estava cada vez mais no sítio certo.

    Foi um heat bem intenso decidido por apenas 0,30 pontos a favor do surfista local da Ericeira, que tem em Ribeira d’Ilhas um dos palcos prediletos, pois já em 2014 ali havia conseguido um incrível 3.º posto no Mundial de Juniores da WSL, que foi vencido pelo compatriota Vasco Ribeiro. Vasco que foi um dos surfistas do evento, deixando na memória uma onda de 9,80 pontos, a melhor do evento. No final a festa fez-se em casa e Tomás aproveitou para arrancar para uma grande temporada, que contou ainda com mais um triunfo, no Porto, naquela que foi a primeira vez que venceu fora de… casa.

    Destaque ainda para um triunfo perentório de Teresa Bonvalot na prova feminina, numa final frente a Yolanda Hopkins. Era a primeira batalha da “guerra” que ambas disputaram ao longo da temporada e que acabou por cair para o lado da algarvia, que na etapa seguinte, na Figueira da Foz, vingou esta derrota. No final ficou 3-3 em finais ganhas, mas o facto de Yolanda ter estado nos seis heats decisivos da época acabou por valer-lhe o título. Vale a pena ver os melhores momentos da etapa!

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • liga meo surf
  • Ericeira
  • Ribeira d'Ilhas
  • Tomás Fernandes
  • Allianz Ericeira Pro
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
maio 29
Ação de limpeza subaquática bate recorde mundial do Guinness em Sesimbra
maio 29
ISN realiza 1º Open Day para execução do Exame Específico de Aptidão Técnica para nadadores-salvadores
maio 29
Nacional de Bodysurf: Miguel Rocha e Santiago Boia saem vencedores da Lourinhã
maio 29
Seleção Nacional de Surf já está em El Salvador para disputar o Mundial ISA
maio 25
Ricardo Rosmaninho é o resistente da armada lusa em Antofagasta
maio 26
Chuva e trovoada de volta: 12 distritos sob aviso amarelo
maio 28
Ricardo Rosmaninho alcança 9º lugar no Antofagasta Bodyboard Festival