Homepage
- Também na Austrália há gente a apanhar ondas, até porque nos últimos dias chegou um dos melhores swells do ano à Gold Coast.
-
-
Não foi só em Portugal que algumas pessoas desrespeitaram a quarentena para aproveitar o sol que se fez sentir na semana passada. Nos Estados Unidos e na Austrália as autoridades também tiveram problemas com a quantidade de pessoas que decidiu ir aproveitar o calor do fim de verão no hemisfério sul. Algo que fez com que as entidades competentes fechassem muitas das praias.
O caso mais famoso foi a praia de Bondi Beach, em Nova Gales do Sul, na Austrália. No sábado a praia foi fechada depois de se ter registado uma grande enchente que estava a colocar em risco a segurança das pessoas, numa altura em que a Austrália já se encontra a combater a pandemia do novo coronavírus. Embora contrariadas, as pessoas tiveram de deixar a praia por ordens policiais.
Este domingo surgiu a notícia que todas as praias de Sydney também foram interditas. Até ao momento apenas não eram permitidas grandes aglomerações nas praias australianas, mas a falta de bom senso das pessoas acabou por obrigar as autoridades a tomarem medidas mais drásticas. O mesmo aconteceu na Califórnia, com os Estados Unidos já no topo da lista de países com mais casos.
Agora, estes países deparam-se com uma situação que o sul da Europa já enfrentou na semana que findou: vários surfistas continuam a ir à água. Tem sido assim na Califórnia, apesar de muitas críticas feitas a esta atitude. Apesar de as praias estavam fechadas, as autoridades não proibiram o surf, embora seja desaconselhável estar dentro de água com um grande crowd, como tem acontecido na região mais surfista dos Estados Unidos.
Também na Austrália há gente a apanhar ondas, até porque nos últimos dias chegou um dos melhores swells do ano à Gold Coast. Isto numa altura em que deveria estar para começar a primeira etapa do WCT 2020, caso não tivesse sido cancelada. Ainda assim, nos próximos dias é possível que a proibição de qualquer atividade no mar também chegue a estes países.
Em Portugal, apesar das muitas dúvidas que há entre a comunidade surfista, a verdade é que tanto as autoridades competentes, como a Federação Portuguesa de Surf como a Associação Nacional de Surfistas já comunicaram que as praias estão interditas e, por consequência, a prática de surf também. Quem o fizer incorre em coimas. A única exceção são atletas de alta competição e com estatuto de alto rendimento, ou seja, que estão integrados nos planos olímpicos da Seleção Nacional, o que reduz o número a muitos poucos exemplos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
