Homepage
- Uma situação que pode representar uma grande ameaça à vida marinha e aos habitats selvagens.
-
-
Há semanas que a maioria da população de 7,4 milhões de pessoas de Hong Kong anda a utilizar máscaras de proteção descartáveis, na esperança de evitar a contração do novo coronavírus, que já infectou 126 pessoas na cidade e tirou a vida a outras três.
Porém, muitas destas máscaras não estão a ser descartadas correctamente, pelo que estas têm ficado amontoadas nas praias e trilhos de Hong Kong.
As máscaras descartáveis acabam por ir parar a terrenos baldios ou ao mar, onde a vida marinha pode confundi-las com alimento, acumulando-se nas praias, juntamente com os habituais sacos de plástico e outro lixo.
Este cenário já levou os grupos ambientalistas a alertar que tudo isto pode representar uma grande ameaça à vida marinha e aos habitats selvagens.
“Só temos visto máscaras, nas últimas seis a oito semanas, numa quantidade massiva. Estamos agora a observar o impacto no ambiente”, diz Gary Stokes, fundador do grupo ambientalista Oceans Asia.
Stokes cita o exemplo das ilhas isoladas e desabitadas Soko, a sul do aeroporto internacional de Hong Kong. Lá, em 100 metros de praia, encontrou 70 máscaras descartadas, enquanto uma semana depois, mais de 30 tinham dado à costa. “Alarmou-nos bastante”, confessa. Outras praias nos arredores na cidade contam uma história semelhante revela Gary Stokes.
Perante esta situação, grupos de ambientalistas têm organizado limpezas nas praias, para apanhar o lixo. As máscaras são feitas de polipropileno, um tipo de plástico que não se desfaz com facilidade.
“As pessoas pensam que se estão a proteger, mas não é só uma questão de se protegerem a si mesmas. É preciso proteger toda a gente. Não se desfazer da máscara em condições é muito egoísta", analisa Tracey Read, fundadora do grupo Plastic Free Seas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
