Homepage
- As emissões de dióxido de nitrogénio reduziram drasticamente nos primeiros dois meses e meio do ano em solo transalpino.
-
-
A Itália tem sido um dos países mais fustigados pelo novo coronavírus. A quarentena geral foi imposta e com isso os italianos viram os seus hábitos sofreram uma profunda alteração.
Esta medida de prevenção face à propagação do Covid-19 já está a ter efeitos no meio ambiente transalpino, nomeadamente devido ao menor tráfego e atividades industriais. E isso já é visível através do espaço.
A Agência Espacial Europeia (ESA) revelou os resultados das últimas observações do satélite Copernicus Sentinel-5P, no qual este mostra uma quebra acentuada nas emissões de dióxido de azoto sobre a Itália, nomeadamente na zona norte, entre 1 de janeiro de 2020 e 11 de março de 2020.
Tal pode ser visualizado através do vídeo inserido junto à fotografia deste artigo. O vídeo mostra a flutuação das emissões de dióxido de nitrogénio na Europa de 1 de janeiro de 2020 a 11 de março de 2020, usando uma média móvel de 10 dias.
"Embora possa haver pequenas variações nos dados devido à cobertura de nuvens e mudanças climáticas, estamos muito confiantes de que a redução de emissões que podemos ver coincida com o bloqueio na Itália, ao causar menos atividades industriais e de tráfego” explicou Claus Zehner, da missão gerente da ESA em comunicado.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
