Homepage
- O mesmo cenário é verificado em outras cidades europeias.
-
-
Nos países mais afectados pelo novo coronavírus, nomeadamente a China e a Itália, as populações foram ou estão a ser sujeitas a maciças quarentenas para evitar a propagação da doença.
Com as pessoas sujeitas ao confinamento nas suas habitações, as ruas ficam desertas, as fábricas encerram e o tráfego é menor, o que resulta no acentuado decréscimo da poluição do ar. Um fenómeno que começa agora a ser visível em Portugal e um pouco por toda a Europa, depois da Itália, nomeadamente na sua zona norte, ter dado o mote.
Quem o diz é a Agência Europeia do Ambiente (AEA), entidade que ontem confirmou “grandes reduções” de poluentes atmosféricos na Europa. Em alguns locais, a AEA garante mesmo que os níveis de poluição registados caíram para metade.
Em comunicado, a Agência Europeia do Ambiente diz que as reduções, em particular de dióxido de azoto (NO2), se devem à redução de tráfego e de outras actividades, especialmente em cidades debaixo de medidas de contenção do Covid-19.
Em Lisboa, segundo os dados, os níveis médios de NO2 (poluente emitido especialmente pelos transportes rodoviários) caíram 40% numa semana (15-20 de março). Comparando com o mesmo período do ano passado a redução foi de 51%. O mesmo cenário é verificado no Porto.
Igualmente noutras cidades europeias o cenário de menor poluição é uma realidade. De acordo com o documento, na cidade italiana de Milão as concentrações médias de NO2 no último mês desceram 24% em relação ao mês anterior, um valor semelhante ao de Roma.
Em Espanha, na cidade Barcelona a queda de NO2 foi de 40% de uma semana para a outra e em Madrid a redução foi de 56%.
Todos estes dados foram recolhidos através de uma rede de mais de 4000 estações locais de medição da poluição em toda a Europa.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
