Homepage
- Os oceanos absorvem o calor equivalente a cinco bombas atómicas de Hiroshima por segundo, revelou o secretário geral da ONU, António Guterres.
-
-
Segundo a Declaração Anual sobre o Estado do Clima 2019, apresentada hoje pelo secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas, os oceanos são um elemento central das alterações climáticas ao absorverem mais de 90% do "calor extra" produzido pela atividade humana.
As alterações climáticas geradas pelo armazenamento nos oceanos do aquecimento global resultam na maior frequência de fenómenos meteorológicos extremos como ciclones e tempestades tropicais, desastres hidrológicos como inundações ou deslizamento de terras e fenómenos climatológicos como temperaturas extremas, secas e fogos florestais.
A OMM anunciou em janeiro que 2019 foi o segundo ano mais quente de que há registo, a seguir a 2016, e que o período entre 2010 e 2019 foi a década mais quente já registada.
A Declaração sobre o Estado do Clima 2019 avança que a subida do nível dos oceanos está entre os três e quatro milímetros por ano, o ritmo mais acelerado de sempre.
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, acrescentou que os oceanos absorvem o calor equivalente a cinco bombas atómicas de Hiroshima por segundo e que a concentração de gases com efeito de estufa atingiu o nível mais alto dos últimos três milhões de anos.
Segundo a Declaração do Estado do Clima produzida pela OMM, 91% da população mundial respira ar com mais poluentes que os considerados aceitáveis pela Organização Mundial da Saúde.
António Guterres disse que 2020 é um ano "crucial na resposta à emergência climática", com a realização da 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), marcada para novembro na cidade escocesa de Glasgow.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
