Homepage
- E Kelly Slater não demorou a sair em defesa dos surfistas.
-
-
A polícia da Costa Rica está a levar bem a sério a interdição das praias e a proibição do surf naquele país, em virtude das leis aplicadas para combater a propagação do coronavírus. É que no final da presente semana, as autoridades e os surfistas que violaram as leis protagonizaram uma cena digna de filme. A polícia disparou alguns tiros para o ar, de forma a obrigar os surfistas a saírem da água, prendendo-os posteriormente.
Ontem a cena repetiu-se com outros surfistas e o resultado foi o mesmo, com tiros e detenções à mistura. Um deles trata-se de um dos maiores nomes do surf costarriquenho da atualidade, o top 100 mundial e ex-campeão mundial ISA Noe Mar McGonagle. Tudo aconteceu em Playa Hermoso.
A lei costarriquenha diz que quem quebrar as regras e não obedeça às forças de autoridade pode enfrentar pena de prisão que vai de 1 a 3 anos. No entanto, segundo os meios locais, o famoso surfista terá sido libertado pouco tempo depois. Digamos que Noe Mar não ganhou para o susto…
Atual 9.º classificado no WQS, o jovem surfista de 23 anos chegou ao top 100 mundial em 2014, sendo que desde então só no ano passado não terminou o ano dentro do top 100 – o melhor resultado foi 2015 quando terminou o ano no 41.º posto. Este ano já havia conseguido um 9.º posto no QS5000 de Fernando Noronha no Brasil.
Kelly defende surfistas
Mas o enredo não terminou nas detenções. Isto porque depois de os vídeos se tornarem virais, rapidamente veio a maior figura do surf mundial sair em defesa dos surfistas. Dos costarriquenhos e de todos aqueles a quem tem acontecido o mesmo ao redor do globo – há relatos de surfistas brasileiros presos, tal como peruanos, e até um surfista nos Estados Unidos que recebeu uma multa de mil dólares por surfar numa praia que estava interdita.
Slater comentou um post onde expôs o seu ponto de vista acerca dos vídeos em que surfistas são detidos por estarem a surfar com as devidas distâncias, sendo depois tocados e agarrados por polícias. “Se não percebem o ridículo e a ironia disto, então algo está errado”, começou por dizer. “Ao invés de atacarem os surfistas, por favor deem-lhes uma explicação racional para não poderem surfar com a devida distância de segurança. Estou aberto a discutir isso se me derem uma boa razão”, frisou.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
