Homepage
- O automóvel que serviu de 'cobaia' conseguiu andar 80 quilómetros com uma mistura de gasolina e 10% de algas marinhas.
-
-
A ideia partiu de um grupo de investigadores através de um projeto europeu denominado de MacroFuels.
Estes decidiram utilizar algas marinhas e macroalgas para a produção de biocombustível. E o primeiro resultado não foi nada mau.
O automóvel que serviu de 'cobaia' conseguiu andar 80 quilómetros com uma mistura de gasolina e 10% de algas marinhas. A ideia é transportar esta motorização futurista para os transportes aéreos e marítimos, pois no entender de um dos responsáveis do projeto estes continuam a utilizar uma elevada quantidade de combustíveis fósseis.
A escolha das algas deve-se ao facto destas serem provenientes do mar, pelo que o cultivo não requer terras aráveis, fertilizantes ou água doce. Isto ao contrário do que acontece com outros biocombustíveis. Para além disto as algas, enquanto crescem, extraem dióxido de carbono da atmosfera.
O processo para que tudo funcione é simples, conforme explica o coordenador científico do projeto, Jaap Van Hal.
"Primeiro pegamos nas algas. A seguir usamos água para extrair os açúcares com algumas enzimas ou ácidos. Obtemos uma solução de açúcar que, tal como na produção de vinho ou de cerveja, vai fermentar e transformar-se em etanol ou butanol. Depois basta misturar com gasolina ou gasóleo normal para produzir E10 e temos combustível para colocar no carro", revelou.
Recorde-se que no planeta Terra estão contabilizadas quase 10 mil espécies de algas marinhas e cerca de 25 milhões de algas foram produzidas em 2014.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
