Homepage
- Os efeitos do isolamento social, por força do novo coronavírus, estão a tornar o ar menos poluído.
-
-
Ontem noticiámos que em Portugal, fundamentalmente em Lisboa e no Porto, a poluição do ar tem vindo a cair a pique nos últimos dias. Consequência do isolamento social que está a ocorrer no país, como medida de prevenção face ao coronavírus.
Esta redução da poluição é uma realidade que começou por surgir na China e em Itália (inicialmente zona norte), dois dos países mais afectados pela doença, mas que agora também chega a capitais europeias como são o caso de Paris, Madrid e a própria cidade de Roma, na Itália. Tudo locais onde as populações estão a ser sujeitas a maciças quarentenas.
Nas imagens hoje exibidas, em comunicado oficial, pela Agência Espacial Europeia (AEE) é possível ver uma grande quebra das concentrações de dióxido de azoto (poluente emitido especialmente pelos transportes rodoviários) entre os dias 14 e 25 do corrente mês de março, comparativamente com o mesmo período em 2019.
Esta é a conclusão de novos dados recolhidos pelo satélite Sentinel-5P, do programa Copérnico da Comissão Europeia e da Agência Espacial Europeia.
"As concentrações de dióxido de azoto variam de dia para dia devido a mudanças no clima. Não é possível tirar conclusões com base apenas num dia de dados. Ao combinar dados por um período específico de tempo, dez dias neste caso, a variabilidade meteorológica ainda é uma média parcial e começamos a ver o impacto das mudanças devido à actividade humana", explicou Henk Eskes, investigador do Instituto Meteorológico Real da Holanda.
O mesmo comunicado revela que outros locais do norte da Europa também estão a ser monitorizados, como são o caso da Holanda e do Reino Unido, pelo que são esperados em breve novos dados.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaAEE
-
FonteRedação
