Homepage
- Pela primeira vez a equipa espanhola venceu a prova por equipas.
-
-
Chegou ontem ao fim a edição de 2020 do Mundial de Para Surfing, o denominado AmpSurf ISA World Para Surfing Championship.
Prova que decorreu entre os dias 11 e 15 de março, em La Jolla (Califórnia), e contou com um número recorde de atletas. 131!
Este foi um dos últimos eventos desportivos a terminar em todo o mundo, numa fase em que estamos em plena pandemia do coronavírus, situação que tem paralisado o planeta Terra.
A reunião dos melhores atletas do mundo de surf adaptado terminou com o histórico triunfo da Espanha na competição por equipas. Foi a primeira vez que o país vizinho cantou vitória em termos coletivos no evento.
Para este resultado contribuíram de forma decisiva as medalhas de ouro alcançadas por Aitor Francesena e Carmen Lopez nas provas individuais de PSV1 masculino e feminino, respetivamente.
A seleção campeã do mundo em 2018, os Estados Unidos da América, teve desta vez de contentar-se com a medalha de prata, apesar de ter jogado em casa. Nas posições seguintes ficaram o Brasil e o Havai.
O Mundial de Para Surfing de 2020 ficou ainda marcado pela quinta medalha de ouro consecutiva do dinamarquês Bruno Hansen, figura que é já uma lenda dos Mundiais de Para Surfing. Em La Jolla, Bruno venceu a categoria Prone 1.
No balanço global do medalheiro tivemos nove antigos campeões do mundo a ganharem novamente a medalha de ouro, enquanto sete atletas tiveram a oportunidade de saborear pela primeira vez o metal mais precioso.
Já a Seleção Nacional sofreu na pele os constrangimentos provocados pelas medidas de contenção face à propagação do coronavírus.
A comitiva nacional, composta pelos atletas Marta Paço, Camilo Abdula e Nuno Vitorino, foi forçada a sair de cena no primeiro dia de competição na sequência do fecho de fronteiras dos Estados Unidos da América, uma medida imposta pelo presidente norte-americano Donald Trump.
Ainda que tenha sido por um motivo de força maior, este não deixa de ser um desfecho amargo para uma comitiva que tinha excelentes hipóteses de regressar a Portugal com medalhas na bagagem.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA/Sean Evans
-
FonteRedação
