Homepage
- Este é um fenómeno que acontece há muito, mas que tem sido cada vez mais frequente.
-
-
É uma catástrofe para qual pode estar a caminhar a Grande Barreira de Coral, na Austrália. Isto porque segundo imagens de satélite e leituras térmicas recolhidas, a Grande Barreira está a ficar cada vez mais branca, sobretudo em zonas junto à costa.
Este é um fenómeno cíclico que é observado desde há décadas, mas que nos últimos tempos tem sido cada vez mais frequente. A razão para tal não é mais nem menos do que a as alterações climáticas, nomeadamente através da subida da temperatura da água.
O branqueamento dos corais acontece quando os poluentes, o excesso de luz solar ou águas muito quentes, como é o caso, levam à perda das algas que dão alimento e cor aos corais.
Este situação não significa necessariamente a morte dos corais, mas torna estes muito frágeis e é um importante alerta para o futuro. A normalidade pode ser reposta através da redução da temperatura da água.
Segundo dados apurados pelo Programa Ambiental das Nações Unidas, nos últimos 10 anos, temos assistido a uma destruição de corais sem precedentes ao nível mundial. Estima-se que a descoloração dos corais terá destruído entre 29 a 50% da Grande Barreira.
Um registo que é sem dúvida muito preocupante. Para perceber um pouco melhor tudo o que está a acontecer, desde ontem um avião vai sobrevoar partes da Grande Barreira de Coral, ao largo da costa norte da Austrália.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
