Homepage

  • Surf Clube de Viana contribui para um planeta mais sustentável
    14 fevereiro 2020
    arrow
    arrow
  • As ações realizadas contaram com o envolvimento da comunidade local.
  • Duas iniciativas ligadas à sustentabilidade ambiental foram levadas a cabo, já neste ano de 2020, pelo Surf Clube de Viana (SCV). 

    'Limpeza da Praia do Cabedelo', em Viana do Castelo, no dia 8 de fevereiro, e a 'Plantação de árvores de espécies nativas', na Serra de Alvão, em Vila Pouca de Aguiar, a 17 de janeiro passado.

    A limpeza de praia, com o lema 'Small acts add up! Let's get Stoked', foi organizada por Viktor Drewes e por Chiara Russotto, voluntários europeus no SCV ao abrigo do projeto Europe Surfing Solidarity, do European Solidarity Corps.

    As suas preocupações ambientais, aliadas à constatação da grande quantidade de plásticos e de outro lixo resultantes da ação humana na Praia do Cabedelo do Douro e do seu hábito de recolha desses resíduos, serviu de motivação à criação e gestão desta iniciativa.

    Conseguiram chamar para esta causa 20 pessoas. Esta limpeza, apesar de ter a duração de apenas uma hora, traduziu-se na recolha de vários sacos de lixo, sendo que o plástico foi o que teve maior expressão.

    “Atingimos os nossos objetivos, que passavam por recolher o lixo e, sobretudo, por consciencializar e envolver mais pessoas, principalmente, exteriores ao clube”, explica Chiara Russotto.

    Já estão agendadas mais duas datas para repetir esta atividade: 7 de março e 12 de abril próximos.

    Isto porque, como explica Viktor Drewes, “a intenção é consciencializar através de pequenos atos, é criar uma rede. Por isso, esperamos ter cada vez mais pessoas, especialmente crianças, envolvidas nestas ações”.

    Plantação de árvores de espécies nativas

    O Surf Clube Viana, em parceria com a Associação Plantar uma Árvore, realizou a plantação de 162 árvores num espaço inserido na Rede Natura 2000. Nesta atividade, além de Chiara e Viktor, participaram outros voluntários europeus, ao abrigo do projeto “Volunteer Escapes – Volunteer”.

    Carvalho alvarinho, plátano bastardo e medronheiro foram as espécies plantadas em maior número, vinte e cinco cada. Seguiram-se o carvalho negral e o azevinho, vinte cada, e dezassete castanheiros. As aveleiras e as macieiras bravas foram quinze de cada espécie.

    Para Gil Matos, coordenador executivo desta associação, com "esta iniciativa pretendemos valorizar o património natural, reduzir danos ambientais, gerar e recuperar espaços naturais, promover a biodiversidade e restabelecer funções ecológicas. A restituição da floresta nativa fomenta, transversalmente e de forma ativa, a sustentabilidade e a consciência ecológicas, a cidadania participativa e a responsabilidade social e ambiental".

    Acrescenta ainda a "restituição das florestas, a promoção da biodiversidade e a diversificação dos habitats permitem ainda fortalecer os ecossistemas e a sua resiliência às alterações climáticas e reduzir o risco de incêndio.”

    Vânia Cruz, coordenadora no SCV do Voluntariado Europeu, considera que “estas iniciativas assumem grande importância, pois concretizam os objetivos de reflexão nas temáticas europeias como a da sustentabilidade ambiental e o papel individual, no presente e futuro da Europa, que nos propusemos neste projeto. Com a criação e coordenação da limpeza de praia, tanto a Chiara como o Viktor conseguiram desenvolver a sua criatividade, adquirir novas competências ambientais, pessoais, sociais e culturais, com reflexos práticos na sua vida ativa. A ação na Serra do Alvão possibilitou ainda a interculturalidade e a criação de redes de contactos para a continuidade de uma cidadania ativa e solidariedade europeias”.

    Recorde-se que o 1º Campeonato Europeu de Surf Adaptado, realizado pelo SCV em maio de 2019, foi o primeiro evento europeu de surf certificado em sustentabilidade pela Sustainable Tourism & Outdoors Kit for Evaluation (STOKE).

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Surf Clube de Viana
  • Sustentabilidade
  • Planeta Terra
  • Limpeza de Praia
  • Árvores
  • Natureza
  • Meio Ambiente
  • Limpeza
  • Praia de Cabedelo do Douro
  • Plantação de árvores
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
novembro 28
Governo clarifica locais onde as autocaravanas podem aparcar e pernoitar
novembro 27
Homem reavê carteira que perdeu há 25 anos numa praia australiana
novembro 27
Forte de São Miguel Arcanjo vai estar encerrado nos próximos dias
novembro 27
Cordão dunar entre as praias de Quiaios e Murtinheira vai ser reforçado
novembro 27
Vai chover no último fim de semana de novembro
novembro 27
Foca cinzenta ferida nas águas do Algarve gera preocupação
novembro 27
Seleção Nacional de Surf Adaptado realizou estágio inovador
pub