Homepage
- A Antártida é uma das regiões do mundo que tem sido mais afetada pelo aquecimento global.
-
-
Tudo aconteceu na passada quinta-feira, segundo a informação revelada pela Organização Meteorológica Mundial. Momento em que a Antártida conheceu o seu dia mais quente desde que existem registos meteorológicos no continente.
A temperatura registada às 12h00 foi de 18,3º Celsius, tendo sido assinalada no norte da Península Antártica, mais concretamente na estação meteorológica argentina de Esperanza.
De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina este é o valor mais alto na região desde 1961, ano em que a estação começou a recolher dados. Os 18,3ºC representam um aumento de 0,8ºC face ao anterior recorde, que estava nos 17,5ºC e havia sido estabelecido em março de 2015.
Os especialistas consideram que este é um recorde impressionante porque o anterior tinha sido registado há apenas cinco anos e este novo valor é quase um grau superior.
Mas os recordes não ficam por aqui. Isto porque noutra estação meteorológica, a base Marambio, a temperatura atingiu, na passada quinta-feira, os 14,1 graus. Valor que representa a mais alta temperatura registada nesse local durante o mês de fevereiro. O anterior máximo estava situado nos 13,8ºC e foi atingido no dia 23 de fevereiro de 2013.
Estas temperaturas são muito preocupantes e surgem numa região onde o aquecimento global tem causado maior impacto. Na Península Antártica a temperatura aumentou quase três graus Celsius nos últimos anos, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
