Homepage
- A associação ambientalista ZERO considera este resultado um 'enorme falhanço'.
-
-
A consciencialização para a importância do ato da reciclagem é algo que é cada vez mais reforçado nos dias de hoje. No entanto em Portugal esse hábito parece longe de funcionar a 100%, conforme comprovam os números recentemente divulgados.
De acordo com a Associação Sistema Terrestre Sustentável (ZERO), a partir de dados da Agência Portuguesa do Ambiente e da Sociedade Ponto Verde, apenas foram reciclados 12% dos resíduos urbanos de plástico (lixo das casas) em 2018.
Isto significa que somente foram recicladas 72 mil toneladas de um total de 600 mil toneladas de plástico presentes nos resíduos urbanos. Números que ajudam a explicar o porquê de Portugal ser um dos países que menos recicla na Europa.
A ZERO considera este resultado um "enorme falhanço". "Estão números são assustadores. O país tem de mudar rapidamente de políticas de recolha de resíduos", entende Pedro Berkmeier, dirigente da ZERO, em declarações produzidas no site da rádio 'M80'.
Para melhorar este cenário, a associação ambientalista sugere que a recolha dos plásticos deve ser feita porta-a-porta ao invés de existir a atual rede de ecopontos.
Ao mesmo tempo a ZERO defende o aumento da taxa de gestão de resíduos, de forma a incentivar os municípios a reciclar, e ainda incentivos financeiros aos cidadãos para colaborarem na separação dos resíduos.
Todas estas conclusões surgem no dia em que é lançado, em Lisboa, o Pacto Português para os Plásticos. Este Pacto será assinado por um grupo de 50 organizações empresariais e pretende, entre outras metas, atingir 100% de plástico reciclável nas embalagens já em 2025.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
