Homepage
- A competição nacional distingue-se das demais em termos de profissionalismo, estrutura, divulgação, números de etapas, participação, calendarização e premiação.
-
-
Este a conclusão do estudo efetuado pela empresa Remarkable Communication & Image Management, que analisou ao pormenor os circuitos nacionais de surf dos países mais relevantes da modalidade na Europa.
Foram analisados fatores como o número de etapas, participação, calendarização, premiação, estrutura, profissionalismo e divulgação.
Daí foi concluído que a Liga MEO Surf, competição organizada pela Associação Nacional de Surfistas, que define os títulos máximos da disciplina em Portugal, é a melhor e mais profissional competição nacional na Europa.
Entre os países europeus relevantes no panorama do surf mundial (Portugal, Espanha, França e Reino Unido), a competição portuguesa é composta por cinco etapas, que compara com quatro em Espanha e três no Reino Unido.
Por sua vez, o título nacional em França disputa-se apenas com uma prova amadora. Em termos de tempo efetivo de competição, o título português é disputado ao longo de 15 dias (5 etapas de 3 dias) que compara com 10 no caso espanhol.
Um dos maiores destaques desportivos é o convite para o campeão nacional masculino participar na etapa portuguesa do World Championship Tour (WCT) da World Surf League (WSL), o MEO Rip Curl Pro Portugal. Uma situação que não tem paralelo nos restantes circuitos europeus.
A nível de participantes, a prova francesa regista um total 1419 surfistas, mas tal deve-se ao facto de ser uma prova amadora e com vários escalões.
Em Portugal, o circuito funciona de forma autónoma dos escalões de formação, à imagem do que acontece na WSL. Conta com 162 participantes, contra 56 e 53 dos circuitos de Espanha e do Reino Unido, respetivamente.
Também do ponto de vista económico, a Liga MEO Surf destaca-se dos seus pares europeus, principalmente pela abrangência dos patrocínios e parceiros envolvidos, em que se incluem marcas 'generalistas'.
Ao longo das cinco etapas, a Liga MEO Surf distribui mais de 100 000 € em investimento direto aos surfistas participantes por via de premiação, comparando com 30 000 € em Espanha. Em França, o campeonato é amador, e no Reino Unido, o UK Pro Tour não divulga o seu prize-money.
Também a transmissão integral em televisão, única no panorama europeu, estabelece uma forte exposição mediática para a liga e os surfistas nacionais.
Recorde-se que recentemente a Liga MEO Surf foi considerado o 15º evento com melhor reputação em Portugal pelo estudo 'RepScore', divulgado pela consultora OnStrategy.
“É o melhor campo de treinos para que os nossos surfistas se preparem para o circuito mundial, mediante um esforço permanente da Associação Nacional de Surfistas em gerir a não sobreposição das etapas nacionais e internacionais”, disse Tiago Pires, surfista que esteve durante sete anos no WCT.
"Do que conheço a nível internacional, a Liga MEO Surf é a melhor pensada e estruturada como plataforma competitiva e como trampolim para uma carreira internacional. Não é demais dizer que é a melhor liga da Europa ou mesmo do mundo”, entende 'Saca'.
Já Diogo André, diretor-geral da Remarkable, considera que a "Liga MEO Surf é, sem dúvida, uma plataforma de competição de excelência e prestígio, com a atribuição do título nacional e o convite regular para o campeão masculino participar na etapa do Mundial que decorre atualmente em Peniche”.
“Em paralelo é um excelente espelho do que melhor se faz a nível mundial, na WSL. Um tour com várias etapas, prize-money motivante, uma estrutura forte na praia e várias outras dimensões de interesse que vão bastante além da disputa dos títulos máximos do surf nacional”, concluiu.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaJorge Matreno/ANSurfistas
-
FonteRedação
