Homepage

  • Liga MEO Surf é o melhor campeonato nacional de surf da Europa
    13 fevereiro 2020
    arrow
    arrow
  • A competição nacional distingue-se das demais em termos de profissionalismo, estrutura, divulgação, números de etapas, participação, calendarização e premiação.
  • Este a conclusão do estudo efetuado pela empresa Remarkable Communication & Image Management, que analisou ao pormenor os circuitos nacionais de surf dos países mais relevantes da modalidade na Europa.

    Foram analisados fatores como o número de etapas, participação, calendarização, premiação, estrutura, profissionalismo e divulgação.

    Daí foi concluído que a Liga MEO Surf, competição organizada pela Associação Nacional de Surfistas, que define os títulos máximos da disciplina em Portugal, é a melhor e mais profissional competição nacional na Europa.

    Entre os países europeus relevantes no panorama do surf mundial (Portugal, Espanha, França e Reino Unido), a competição portuguesa é composta por cinco etapas, que compara com quatro em Espanha e três no Reino Unido.

    Por sua vez, o título nacional em França disputa-se apenas com uma prova amadora. Em termos de tempo efetivo de competição, o título português é disputado ao longo de 15 dias (5 etapas de 3 dias) que compara com 10 no caso espanhol.

    Um dos maiores destaques desportivos é o convite para o campeão nacional  masculino participar na etapa portuguesa do World Championship Tour (WCT) da World Surf League (WSL), o MEO Rip Curl Pro Portugal. Uma situação que não tem paralelo nos restantes circuitos europeus.

    A nível de participantes, a prova francesa regista um total 1419 surfistas, mas tal deve-se ao facto de ser uma prova amadora e com vários escalões.

    Em Portugal, o circuito funciona de forma autónoma dos escalões de formação, à imagem do que acontece na WSL. Conta com 162 participantes, contra 56 e 53 dos circuitos de Espanha e do Reino Unido, respetivamente.

    Também do ponto de vista económico, a Liga MEO Surf destaca-se dos seus pares europeus, principalmente pela abrangência dos patrocínios e parceiros envolvidos, em que se incluem marcas 'generalistas'.

    Ao longo das cinco etapas, a Liga MEO Surf distribui mais de 100 000 € em investimento direto aos surfistas participantes por via de premiação, comparando com 30 000 € em Espanha. Em França, o campeonato é amador, e no Reino Unido, o UK Pro Tour não divulga o seu prize-money.

    Também a transmissão integral em televisão, única no panorama europeu, estabelece uma forte exposição mediática para a liga e os surfistas nacionais.

    Recorde-se que recentemente a Liga MEO Surf foi considerado o 15º evento com melhor reputação em Portugal pelo estudo 'RepScore', divulgado pela consultora OnStrategy.

    “É o melhor campo de treinos para que os nossos surfistas se preparem para o circuito mundial, mediante um esforço permanente da Associação Nacional de Surfistas em gerir a não sobreposição das etapas nacionais e internacionais”, disse Tiago Pires, surfista que esteve durante sete anos no WCT. 

    "Do que conheço a nível internacional, a Liga MEO Surf é a melhor pensada e estruturada como plataforma competitiva e como trampolim para uma carreira internacional. Não é demais dizer que é a melhor liga da Europa ou mesmo do mundo”, entende 'Saca'.

    Já Diogo André, diretor-geral da Remarkable, considera que a "Liga MEO Surf é, sem dúvida, uma plataforma de competição de excelência e prestígio, com a atribuição do título nacional e o convite regular para o campeão masculino participar na etapa do Mundial que decorre atualmente em Peniche”.

    “Em paralelo é um excelente espelho do que melhor se faz a nível mundial, na WSL. Um tour com várias etapas, prize-money motivante, uma estrutura forte na praia e várias outras dimensões de interesse que vão bastante além da disputa dos títulos máximos do surf nacional”, concluiu.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Surf
  • Competição
  • Europa
  • Evento
  • Liga MEO Surf
  • MEO
  • Associação Nacional de Surfistas
  • Campeonato Nacional
  • Remarkable Communication & Image Management
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
abril 01
Coronavírus lança o caos na indústria de surf
março 31
Kelly Slater aproveita isolamento para cantar (Vídeo)
março 31
Campeão mundial espanhol de surf adaptado está infetado com coronavírus
março 31
Em quarentena, campeã olímpica treina em piscina insuflável (Vídeo)
março 31
Escola de Surf da Figueira contorna quarentena com aulas online
março 30
Erupção do vulcão Merapi lança cinzas a 5 mil metros de altura
março 31
ISA World Surfing Games adiados por tempo indeterminado