Homepage

  • Kai Lenny: 'Ficarei eufórico se combinar um tubo com aéreos na Nazaré'
    04 fevereiro 2020
    arrow
    arrow
  • O waterman havaiano esteve recentemente de passagem por Portugal, país pelo qual nutre um carinho muito especial. O regresso está prometido!
  • O já de si muito requisitado Canhão da Nazaré recebeu neste início de 2020 uma visita muita especial e que deu um outro colorido a esta catedral do surf de ondas grandes. 

    A figura responsável por tudo isto foi o havaiano Kai Lenny, aquele que é considerado por muitos como o novo Laird Hamilton. 

    A presença de Lenny não passou despercebida aos olhares, mesmo aqueles menos atentos. E este, como é seu timbre, também não fez por menos. Durante as suas incursões pelo mar da Praia do Norte, o conhecido waterman mostrou que anda de mãos dadas com a palavra inovação. 

    Kai Lenny soltou o seu surf progressivo e brindou os presentes com alguns aéreos na temida onda nazarena. Manobras espetaculares e que mais uma vez mostram que o atleta de 27 anos não tem limites técnicos na hora de abordar o mar, seja em que variante. 

    Aproveitando a presença do big rider havaiano entre nós, o que voltará a suceder aquando da realização do novíssimo Nazaré Tow Surfing Challenge, o MEO Beachcam esteve à conversa com Kai Lenny, que não escondeu que metas procura alcançar no Canhão. 

    Beachcam (BC) - Em primeiro lugar, qual a tua ligação à onda da Nazaré?

    Kai Lenny (KL) - Adoro a Nazaré, pois é aqui que está uma das maiores ondas do planeta Terra. Sem dúvida, um grande desafio. É uma onda que testa as tuas capacidades, mas é muito divertida de surfar. 

    BC - E quanto a Portugal? Visitas regularmente o nosso país?

    KL - Este é um dos países que mais gosto de visitar no mundo. Quantas mais vezes venho a Portugal, mais tempo quero passar neste país. Adoro tudo, desde o clima à comida. Para além disso gosto não só de surfar a onda da Nazaré, mas também as ondas da Ericeira e Peniche. Desfruto muito das minhas estadias em Portugal. Gosto de sair e de me sentir envolvido em todo o ambiente que me rodeia, tal como sucede na Nazaré. Que mais se pode pedir?

    BC - Como analisas a onda da Nazaré em comparação com outras ondas grandes que já tiveste a oportunidade de surfar?

    KL - O que torna o Canhão da Nazaré tão especial é o facto de possuir o maior beach break do mundo. Ao contrário de outras ondas, que quebram sempre no mesmo local, esta está sempre em movimento. Nunca surfei uma onda como a da Nazaré. Este é um local que não tem comparação com outros sítios. Em dias perfeitos é uma onda maior do que qualquer outra que existe.

    BC - Pegando no que disseste anteriormente, consideras que a onda da Nazaré é a mais desafiante de todas?

    KL - A Nazaré é sem dúvida muito desafiante, mas cada onda grande coloca desafios diferentes. Por este mundo temos algumas ondas muito agitadas e outras mais suaves. Aqui surfamos tão depressa e os wipeouts são tão violentos e alucinantes. É mesmo desafiante! 

    BC - Está sempre em constante procura da inovação nas tuas manobras. Tens algum objetivo em concreto para a Nazaré? 

    KL - O meu principal objetivo, na onda da Nazaré, passa por fazer um tubo. Alguns big riders, como o Lucas Chianca, conhecem tão bem a onda, que conseguem fazer esse tipo de manobra. Se um dia conseguisse combinar um tubo com algumas manobras de aéreos ficaria eufórico!

    BC - Na abordagem às ondas grandes todo o cuidado é pouco em termos de segurança. Neste caso em concreto tens alguma atenção especial?

    KL - Na Nazaré, mesmo para quem faça remada, é sempre necessário ter um jet ski para efetuar o resgate. O mais incrível é que facilmente perdemos uma moto de água. Por isso é necessária ter outra moto como 'backup'. Penso também que é fundamental o surfista estar rodeado das pessoas certas. Falo de figuras como o Carlos Burle e o Hugo Vau, sendo que este último ajudou-me bastante nestas sessões.

    BC - Qual é a sensação de estar dentro de água com o Hugo Vau?

    KL - O Hugo é uma lenda, pois conhece a onda como ninguém. É muito boa pessoa e está sempre cheio de energia. Em conjunto, nestas sessões, apanhámos algumas ondas muito boas, mas também alguns wipeouts alucinantes. É uma honra ter a oportunidade de partilhar surfadas épicas com pessoas como o Hugo e o Carlos.

    BC - A experiência destes elementos também desempenha um papel crucial...

    KL - Sem dúvida. A experiência é crucial na abordagem a todas as ondas grandes. Na Nazaré esse aspecto é ainda mais importante, pelo que é crucial estar junto de alguém que conhece a onda como a palma da sua mão e sabe exatamente onde colocar o surfista. No Canhão basta um pequeno erro e este poderá ter como consequência o pior wipeout da nossa vida.

    BC - Já és considerado por muitos como o novo Laird Hamilton, pois dominas várias disciplinas dentro de água. De todos os tipos de pranchas que dominas qual é a tua preferida?

    KL - No final do dia, tenho grandes sensações com todas as disciplinas que pratico dentro de água. É difícil estabelecer comparações entre aquilo que faço. Hoje em dia o que mais gosto de fazer é o tow-in. No futuro, logo se verá!

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Surf
  • Portugal
  • Kai Lenny
  • Mercedes-Benz Portugal
  • Canhão da Nazaré
  • Praia do Norte
  • Nazaré
  • Câmara Municipal da Nazare
  • ondas grandes
  • Jet Ski
  • Tow-in
  • Waterman
  • Hugo Vau
  • Fotografia
    WSL
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
março 22
Ainda ativo, mas controlado o incêndio em navio ao largo da Foz do Douro
março 22
Toda a costa continental portuguesa sob aviso amarelo a partir da tarde de quinta-feira
março 21
Navio que transportava combustível incendiou-se ao largo da Foz do Douro
março 22
Viana do Castelo recebeu primeiro evento oficial de surf enquanto Cidade Europeia do Desporto em 2023
março 22
Circuito ASCC Caparica Power 2023 arranca no primeiro fim de semana de abril
março 21
Assembleia Geral da AESP aprova contas e plano de atividades para 2023
março 21
Arade Clássico volta à Praia da Rocha no sábado