Homepage
- O episódio, que por muito pouco não acabou em tragédia, ocorreu ontem à tarde.
-
-
Nos últimos dias o mar tem estado muito agitado na Praia do Norte, na Nazaré. As ondulações grandes têm sido uma constante, na passada segunda-feira tivemos um dos maiores dias da temporada, situação que tem atraídos muitos curiosos.
Entre esses mesmos curiosos há sempre aqueles que gostam de esticar um pouco mais a corda, o que em situações de mar agitado pode trazer alguns sustos.
E precisamente foi isso que aconteceu durante a tarde de ontem, dia 18 de fevereiro, em plena Praia do Norte.
O relato do sucedido chegou através da página pessoal de Paulo Pinheiro na rede social Facebook. Paulo estava no local para tirar fotografias à sessão que o conhecido kitesurfer Nuno 'Stru' Figueiredo iria realizar.
Foi nesse preciso momento que Paulo Pinheiro deu conta de um adulto e um menor de idade, aparentemente pai e filho, que estavam no areal. Uma situação aparentemente normal se o jovem, na casa dos 12 anos de idade segundo Paulo, não estivesse junto da forte rebentação e de costas para o mar!
O menino estava aparentemente a brincar no local ao mesmo tempo que o adulto tirava algumas fotografias ao menor. Uma 'brincadeira' no fio da navalha, dadas as condições do mar.
Do local onde estava, na falésia do Canhão a sensivelmente 500 metros de onde tudo estava a acontecer, Paulo rapidamente alertou os intervenientes, através de gritos e gestos, para que se afastassem daquele local, dado o perigo iminente.
E foi então que chegou o momento mais temido. "Quando o miúdo estava a posar para uma fotografia, surge por detrás uma rebentação mais forte que ceifa as pernas do jovem e este cai ao mar. Já vi homens fortes no mesmo sítio do miúdo a caírem parecendo tordos", explica Paulo Pinheiro no texto que escreveu no Facebook.
Apercebendo-se da situação, Paulo tenta de imediato ir em socorro do jovem, mas dada a sua localização (desceu a ravina, mas estava num declive a sensivelmente 10 metros do solo) tal não foi possível. A juntar a esta impossibilidade, tudo acontece num dia em que a Praia do Norte estava "deserta" e o Canhão tinha "poucas pessoas".
Uma "sensação de impotência" que deixou Paulo Pinheiro de rastos. "Fiquei aos gritos e a chorar por estar tão perto e não conseguir chegar ao local."
Felizmente tudo não passou de um grande susto, mas que não terminou sem antes o jovem ser "cuspido por uma rebentação ainda maior. Rebentação que o projetou para terra".
Para Paulo Pinheiro, que assistiu a tudo e ficou perturbado com o sucedido, este foi um "autêntico pesadelo". Fica um conselho deixado pelo próprio Paulo: "Nunca vires as costas ao mar."
Nota: Ao percorreres a galeria de imagens, captadas por Paulo Pinheiro, poderás entender um pouco melhor a dinâmica deste momento assustador.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFacebook Paulo Pinheiro
-
FonteRedação
