Homepage
- O icebergue desprendeu-se do Glacier Pine Island e tem cerca de 100 quilómetros quadrados de gelo.
-
-
O continente antárctico continua a ser notícia por estes dias. Desta vez não são os pinguins ou as altas temperaturas, mas sim os glaciares.
Precisamente foi do Glacier Pine Island que, durante o último fim de semana, desprenderam-se diversos pedaços de gelo. No total foram cerca de 300 quilómetros quadrados. Uma área que representa aproximadamente o tamanho da ilha de Malta.
É isso que indica o relatório do passado dia 11 de fevereiro da Agência Espacial Europeia na sequência de imagens captadas pelo satélite Sentinel-2 do projeto Copernicus.
Desses fragmentos o maior é o icebergue denominado de B-49, que já foi avistado por um navio de expedição norte-americano, que tem o nome de RV Nathaniel B Palmer.
Este icebergue tem cerca de 100 quilómetros quadrados de gelo, pelo que possui a dimensão da cidade de Lisboa, a capital de Portugal.
Todo um cenário que impressiona, mas que não é inesperado. Isto porque a monitorização de satélite já fazia antever o que veio a suceder.
Apesar desta situação, a Agência Espacial Europeia não deixou de expressar, em comunicado, a sua preocupação com o atual estado do Glacier Pine Island bem como do vizinho Glacier Thwaites.
Dois glaciares que têm vindo a perder gelo nos últimos 25 anos, sendo que a velocidade de degelo do Glacier Pine Island aumentou drasticamente desde o início da década de 90 do século passado. São mais de 10 metros por dia.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaAgência Espacial Europeia
-
FonteRedação
