Homepage
- Portugal também já aderiu a esta nova forma de produzir energia.
-
-
Durante o ano de 2019 a Europa colocou em funcionamento 502 novas turbinas eólicas no mar.
Ao contrário das estruturas localizadas em terra, estas produzem energia limpa e renovável a partir da força do vento que sopra em alto-mar. A chamada energia eólica offshore.
As 502 turbinas que surgiram representam um total de 3,6 GW (gigawatts) em termos de potência instalada.
Segundo a associação europeia WindEurope, este número constitui um novo recorde, mas corresponde apenas a metade do que será preciso instalar anualmente para que sejam cumpridas até 2050 as metas europeias de descarbonização, que apontam para 230 e 450 GW de éolica offshore.
De acordo com a WindEurope para as metas serem atingidas será necessário instalar 7 GW por ano até 2030 e depois passar para 18 GW anuais até 2050.
Para já o Velho Continente possui 22 GW de eólica offshore. Segundo a WindEurope tratam-se de 5047 torres eólicas, espalhadas por uma centena de parques, que injetam energia na rede de 12 países diferentes.
As torres estão praticamente todas localizadas no Reino Unido e Alemanha (75%), enquanto as restantes estão espalhadas pela Bélgica, Holanda e Dinamarca.
Quanto a Portugal tem em andamento o projeto do primeiro parque eólico flutuante na Europa, situado ao largo de Viana do Castelo, sendo que no final de 2019 ficou concluída a primeira de três ligações para fornecer energia limpa e renovável.
A WindEurope considera que tendo em conta o potencial eólico de Portugal em 2050 já existirão 9 GW de eólica offshore instalada nas águas nacionais.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
