Homepage

  • Afonso Antunes repousa antes do ataque ao Pro Júnior (Entrevista)
    22 fevereiro 2020
    arrow
    arrow
  • O promissor surfista português irá também piscar o olho à Liga MEO Surf e a algumas provas da Qualifying Series, neste ano de 2020.
  • Nos dias de hoje, Afonso Antunes é um dos nomes do momento no surf nacional. Esta semana, o jovem prodígio consolidou esse estatuto com uma boa performance na sua estreia no Capítulo Perfeito, onde foi o mais votado para representar a nova categoria New Generation.

    Dentro de água, Afonso surpreendeu tudo e todos ao avançar uma ronda e a deixar pelo caminho os conceituados Miguel Blanco e Tiago 'Saca' Pires. Mais tarde, já depois de eliminado na competição principal, o jovem atleta da Ericeira participou no heat especial New Generation, onde acabou por sair magoado após um wipeout violento.

    Na apresentação da temporada de 2020 da Liga MEO Surf, o MEO Beachcam aproveitou para estar à conversa com Afonso Antunes para saber do seu estado físico e quais os seus planos para a época de 2020, no qual o grande objetivo é o ataque ao Pro Júnior.

    Isto depois um inesquecível ano de 2019, onde foi medalhado de bronze Sub-16 no Mundial de Surf ISA Júnior.

    Beachcam (BC) - Como estás em termos físicos após o wipeout violento que sofreste na bateria New Generation do Capítulo Perfeito?

    Afonso Antunes (AA) - Ainda estou com algumas dores nas costas, mas já estou bem melhor. Em relação ao meu joelho, fui fazer um ressonância magnética e vou agora esperar pelos resultados, que saberei dentro de uma semana. Apesar destas situações, de certeza que irei estar operacional para competir em Ribeira d'Ilhas, na abertura da Liga MEO Surf.

    BC - Perante este cenário, tens estado a treinar?

    AA - Neste momento estou em repouso. Isto para garantir que recupero a 100%. Mais tarde recomeçarei a trabalhar no duro.

    BC - Há poucos dias estreaste no Capítulo Perfeito. Conta-nos como foi a sensação de estar dentro de água junto de grandes especialistas de tubos?

    AA - Foi uma experiência espetacular. Senti um grande orgulho em mim próprio, em especial por ter passado um heat onde estava o Miguel Blanco e o Tiago 'Saca' Pires. São dois dos meus ídolos. Agradeço ao Rui Costa, organizador do Capítulo Perfeito, a oportunidade. Espero para o ano ter uma nova oportunidade. De certeza que irei aproveitar a mesma para mostrar o meu surf.

    BC - A temporada de 2020 está agora a dar os seus primeiros passos. Quais são os teus objetivos?

    AA - O meu maior foco estará no Pro Júnior, no qual gostava de vencer uma prova. Ao mesmo tempo gostava de apostar na Liga MEO Surf, pois é uma competição que tem um nível muito alto. Também irei participar em alguns QS, para me habituar a esse cenário competitivo e ir ganhando alguns pontos.

    BC - Sentes que o facto de competires em provas como o Capítulo Perfeito ou a Liga MEO Surf, junto de surfistas mais velhos e com isso ires ganhando experiência, constitui uma vantagem quando estás enfrentar surfistas da tua idade?

    AA - Noto um pouco, mas as táticas são diferentes. Os surfistas mais velhos esperam mais pelas ondas boas. Como já têm muitos anos de experiência, estes sabem quando aparece uma onda boa vão ter capacidade para obter a nota que precisam. No Pro Júnior, o top 10 compete mais ou menos com a mesma estratégia que o top cinco da Liga MEO Surf. Os restantes atletas estão sempre a tentar apanhar ondas e a aumentar pontuações.

    Em termos pessoais é uma mais valia competir na Liga MEO. Permite ver e analisar aquilo que fazem os surfistas mais velhos e depois aplicar isso no Pro Júnior, ainda que como já disse a abordagem seja diferente. Direi que a experiência acumulada na Liga MEO é mais útil na Qualifying Series do que no Pro Júnior.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Surf
  • Competição
  • Grom
  • Afonso Antunes
  • Liga MEO Surf
  • Pro Junior
  • Pro Junior Europeu
  • World Qualifying Series
  • Capítulo Perfeito
  • Eventos
  • Fonte
    Alexandre Melo
similar News
similar
janeiro 17
Interdito o acesso ao paredão de Cascais
janeiro 17
Massive Saturday! Jaws recebeu sessão do ano (e talvez da história!)
janeiro 15
Confinamento: AESDP esclarece posição tomada sobre atividade das escolas de surf
janeiro 15
Jaws prepara-se para receber maior ondulação dos últimos anos
janeiro 15
Confinamento: Escolas de surf proibidas de exercer atividade
janeiro 15
'Twiggy' Baker: 'A onda de Mavericks deu-me uma bofetada e mostrou quem manda'
janeiro 15
Frio mantém 8 distritos sob aviso amarelo até sábado