Homepage

  • Afonso Antunes repousa antes do ataque ao Pro Júnior (Entrevista)
    22 fevereiro 2020
    arrow
    arrow
  • O promissor surfista português irá também piscar o olho à Liga MEO Surf e a algumas provas da Qualifying Series, neste ano de 2020.
  • Nos dias de hoje, Afonso Antunes é um dos nomes do momento no surf nacional. Esta semana, o jovem prodígio consolidou esse estatuto com uma boa performance na sua estreia no Capítulo Perfeito, onde foi o mais votado para representar a nova categoria New Generation.

    Dentro de água, Afonso surpreendeu tudo e todos ao avançar uma ronda e a deixar pelo caminho os conceituados Miguel Blanco e Tiago 'Saca' Pires. Mais tarde, já depois de eliminado na competição principal, o jovem atleta da Ericeira participou no heat especial New Generation, onde acabou por sair magoado após um wipeout violento.

    Na apresentação da temporada de 2020 da Liga MEO Surf, o MEO Beachcam aproveitou para estar à conversa com Afonso Antunes para saber do seu estado físico e quais os seus planos para a época de 2020, no qual o grande objetivo é o ataque ao Pro Júnior.

    Isto depois um inesquecível ano de 2019, onde foi medalhado de bronze Sub-16 no Mundial de Surf ISA Júnior.

    Beachcam (BC) - Como estás em termos físicos após o wipeout violento que sofreste na bateria New Generation do Capítulo Perfeito?

    Afonso Antunes (AA) - Ainda estou com algumas dores nas costas, mas já estou bem melhor. Em relação ao meu joelho, fui fazer um ressonância magnética e vou agora esperar pelos resultados, que saberei dentro de uma semana. Apesar destas situações, de certeza que irei estar operacional para competir em Ribeira d'Ilhas, na abertura da Liga MEO Surf.

    BC - Perante este cenário, tens estado a treinar?

    AA - Neste momento estou em repouso. Isto para garantir que recupero a 100%. Mais tarde recomeçarei a trabalhar no duro.

    BC - Há poucos dias estreaste no Capítulo Perfeito. Conta-nos como foi a sensação de estar dentro de água junto de grandes especialistas de tubos?

    AA - Foi uma experiência espetacular. Senti um grande orgulho em mim próprio, em especial por ter passado um heat onde estava o Miguel Blanco e o Tiago 'Saca' Pires. São dois dos meus ídolos. Agradeço ao Rui Costa, organizador do Capítulo Perfeito, a oportunidade. Espero para o ano ter uma nova oportunidade. De certeza que irei aproveitar a mesma para mostrar o meu surf.

    BC - A temporada de 2020 está agora a dar os seus primeiros passos. Quais são os teus objetivos?

    AA - O meu maior foco estará no Pro Júnior, no qual gostava de vencer uma prova. Ao mesmo tempo gostava de apostar na Liga MEO Surf, pois é uma competição que tem um nível muito alto. Também irei participar em alguns QS, para me habituar a esse cenário competitivo e ir ganhando alguns pontos.

    BC - Sentes que o facto de competires em provas como o Capítulo Perfeito ou a Liga MEO Surf, junto de surfistas mais velhos e com isso ires ganhando experiência, constitui uma vantagem quando estás enfrentar surfistas da tua idade?

    AA - Noto um pouco, mas as táticas são diferentes. Os surfistas mais velhos esperam mais pelas ondas boas. Como já têm muitos anos de experiência, estes sabem quando aparece uma onda boa vão ter capacidade para obter a nota que precisam. No Pro Júnior, o top 10 compete mais ou menos com a mesma estratégia que o top cinco da Liga MEO Surf. Os restantes atletas estão sempre a tentar apanhar ondas e a aumentar pontuações.

    Em termos pessoais é uma mais valia competir na Liga MEO. Permite ver e analisar aquilo que fazem os surfistas mais velhos e depois aplicar isso no Pro Júnior, ainda que como já disse a abordagem seja diferente. Direi que a experiência acumulada na Liga MEO é mais útil na Qualifying Series do que no Pro Júnior.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Surf
  • Competição
  • Grom
  • Afonso Antunes
  • Liga MEO Surf
  • Pro Junior
  • Pro Junior Europeu
  • World Qualifying Series
  • Capítulo Perfeito
  • Eventos
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido
junho 06
Época balnear abre com 'dispositivo completo' nas praias do litoral alentejano
junho 06
Cinco vagas olímpicas para Paris'2024 já foram definidas no Mundial ISA de El Salvador
junho 06
Matosinhos Surf School Cup 2023 vai para a água no domingo
junho 07
'Idden Friends' é a etapa inaugural do Nacional de Longboard 2023
junho 07
Sally Fitzgibbons e o caloroso apoio da Seleção da Ucrânia: 'É muito emotivo conectar com as pessoas através do surf'
junho 07
A partir de 2030, o Oceano Ártico pode ficar sem gelo no verão