Homepage
- Outros locais preparam-se para adotar a mesma medida.
-
-
Os antigos costumam dizer ano novo, vida nova. E é precisamente isso que sucede na República de Palau, arquipélago situado na Micronésia em pleno Oceano Pacífico.
E logo com uma medida, anunciada em 2018, que é pioneira no mundo. Desde o dia 1 de janeiro de 2020 que, em Palau, é proibido a venda bem como a utilização de protetores solares.
Tratam-se de produtos que contenham um ou mais ingredientes de uma lista de 10 substâncias. Compostos químicos que são prejudiciais aos corais e à vida marinha, nomeadamente na fase de crescimento de muitas espécies selvagens. Estas absorvem o produto, que é libertado na água pelas pessoas, e podem ter como fim a morte.
Num país em que grande parte do seu território (quase 80%) é considerado reserva marinha, a multa para quem for apanhado com um protetor solar atinge os mil dólares, o que constitui cerca de 893 euros.
O presidente de Palau, Tommy Remengesau, não tem dúvidas. "Temos de viver e respeitar o ambiente porque o ambiente é o ninho da vida", disse à agência noticiosa AFP.
No mesmo caminho de Palau está o Havai. Em 2021 entrará em vigor no conhecido estado norte-americano a lei que proíbe a venda e distribuição de protetores solares. Já nas Ilhas Virgens Americana a mesma proibição arrancará em março.
Lista das 10 substâncias proibidas em Palau:
oxybenzona (benzofenona-3);
etilparabeno;
octinoxato (metoxicinamato de octila);
butilparabeno;
octocrileno;
metilbenzilideno cânfora;
benzilparabeno;
triclosano;
metilparabeno;
phenoxyethanol.Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
