Homepage
- Esta é a conclusão de um estudo feito pela NASA.
-
-
Cada dia que passa são conhecidas as terríveis consequências dos incêndios que têm atingido a Austrália de alguns meses a esta parte.
Um dos mais recentes relatos é proveniente da NASA. A conhecida agência espacial norte-americana anunciou que o fumo causado pelos incêndios irá dar uma volta ao mundo. Este é o resultado de um estudo, iniciado em dezembro passado, e que teve por base o fumo e os aerossóis provenientes dos fogos que já duram desde julho de 2019.
A equipa de investigação conseguiu apurar que o fumo já atravessou "metade da Terra" e tem afetado a qualidade do ar em diversos países.
Na Nova Zelândia a atmosfera foi nitidamente afetada, escurecendo a neve dos glaciares. A 8 de janeiro já tinha atravessado a América do Sul causando uma nebulosidade anormal no céu e amanheceres e entardeceres coloridos.
As condições sem precedentes de calor combinado com falta de humidade tem levado também a vários episódios de tempestades que começam devido ao calor, cinzas, fumo e material incandescente, causadas pelas nuvens de cumulonimbus flammagenitus, que provocam chuva, granizo, trovoada ou tornados.
Por causa destes fenómenos, o fumo dos incêndios consegue atingir a estratosfera - o recorde de altitude foram 17,7 quilómetros - e, assim, viajar milhares e milhares de quilómetros afetando as condições atmosféricas por todo o mundo.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
